Mais alinhado com as melhores práticas e mais orientado a um ambiente de trabalho moderno, colaborativo, inteligente e seguro.

A Bizdirect, empresa tecnológica portuguesa, acompanhou a Gallo Worldwide, empresa detentora da marca portuguesa de azeite Gallo, na adoção de um novo conceito de Modern Wokplace. Esta parceria alinhou-se num momento da renovação tecnológica do parque informático da Gallo Worldwide, para que este esteja mais alinhado com as melhores práticas e mais orientado para um ambiente de trabalho moderno, colaborativo, inteligente e seguro.

Para que esse objetivo fosse cumprido, a Gallo Worldwide precisava de um novo processo de gestão dos ambientes Windows durante o ciclo de vida dos equipamentos, mas também da aplicação de uma nova metodologia de deployment, permitindo reduzir o tempo e custo da gestão e monitorização de todo o processo. Ao mesmo tempo seria necessário a personalização das aplicações disponibilizadas em função das necessidades de cada colaborador e da sua dispersão geográfica.

Como solução para atender às necessidades da Gallo WorldWide, a equipa de consultoria da empresa tecnológica portuguesa, Bizdirect, desenhou e implementou uma solução alinhada com o conceito de Modern Workplace em quatro fases: Realizou o levantamento das necessidades aplicacionais dos utilizadores da Gallo Worldwide; Configurou do processo de automatização do deployment, de acordo com os diferentes perfis da organização; Testou a compatibilidade e, por fim, fez o Roll-out para a organização.

Satisfeito com os resultados já obtidos, Bruno R Santos, IT Manager da Gallo Worldwide confessou que “Este projeto foi estratégico para a Gallo, pois, em conjunto com a renovação do parque informático e com a atualização do catálogo de aplicações e serviços, evoluímos o seu processo de gestão e redefinimos o conceito de Workplace Gallo. O nosso universo de postos de trabalho é bastante heterogéneo, pois, por um lado, encontra-se distribuído pelas diversas geografias em que operamos e, por outro, existem múltiplos perfis de utilização com requisitos específicos: desde computadores operacionais das Linhas de Produção da nossa fábrica, em Abrantes, aos de colaboradores remotos na Ásia que raramente se deslocam ao escritório. Todos, sem exceção, têm de ser geridos de forma transversal e remota, com eficácia e eficiência máximas, algo que foi reforçado com esta iniciativa. O conhecimento e experiência da Bizdirect foram fundamentais para o sucesso do projeto.”

Realizou-se também uma análise de modelo de licenciamento mais adequado, incluindo componentes de gestão e segurança, até à implementação da automatização de deployment do posto de trabalho padrão e das aplicações caracterizadas por perfil de utilizador.

Este projeto contemplou, em termos de tecnologias Microsoft, o Intune e o Windows Autopilot, tecnologias que permitem desde a gestão remota do dispositivo à automatização do processo de deployment, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo, fornecendo soluções de segurança e mobilidade adaptadas à organização.

Também bastante otimista com esta sinergia, José Freire, Cloud Services Manager da Bizdirect, admitiu que “A estreita colaboração durante todo o projeto entre a equipa da Gallo Worldwide e a nossa equipa foi a chave para o sucesso da solução desenvolvida. Apesar do processo de configuração, customização e gestão do Workplace consumir tradicionalmente muito tempo e recursos, desde a construção da imagem,

à disponibilização ao utilizador final até à gestão de toda da infraestrutura de suporte a este processo, a nossa equipa de Cloud desenhou a melhor solução de Workplace, baseado em serviços Cloud – Microsoft, totalmente standard e flexível adaptada às necessidades de cada utilizador.”

Depois de todo o processo realizado e com a adoção das soluções de Workplace anteriormente referidas, desenvolvidas pela equipa da Bizdirect, o tempo do processo de disponibilização de um posto de trabalho a um colaborador foi reduzido para metade comparativamente ao processo implementado anteriormente. Assim sendo, neste momento são apenas necessárias 2 horas para que um colaborador tenha acesso ao seu posto de trabalho adequado ao seu perfil de utilização, bastando que o seu computador esteja ligado à Internet, independentemente da sua localização.