Lisboa, 4 de maio de 2016 – A equipa IPV Green Racers, composta por seis estudantes de cursos do departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial e dois professores do Instituto Politécnico de Viseu, vai participar na competição internacional Shell Eco-Marathon que terá lugar em Le Mans (França) de 13 a 15 de maio de 2016. Com o apoio da empresa tecnológica do grupo Sonae, a equipa planeou a sua participação internacional, pilotando um protótipo que percorra o maior número de quilómetros com a menor quantidade de combustível possível, num tempo máximo de 33 minutos, o que proporciona a aplicação dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes, nomeadamente na área de mecânica, da automação, da electrónica, entre outros.

Para João Mira Santiago, CEO da Bizdirect, “é muito importante para a Bizdirect desafiar e motivar os estudantes do IPV a participarem em projetos com uma forte componente inovadora, sustentável e eco friendly que lhes possibilita aplicar os conhecimentos adquiridos no ensino superior, e nos permite estar perto da comunidade de Viseu e reforçar a nossa parceria estratégica com o Instituto Politécnico de Viseu e a sua comunidade académica. O apoio a esta iniciativa vai ao encontro da política de responsabilidade social e sustentabilidade ambiental da Bizdirect, visando também incentivar espírito empreendedor junto dos jovens universitários”.

A participação nesta iniciativa começou “em 1999 e a melhor marca foi alcançada em 2013, com 829 km com um litro de gasolina e um 12º lugar entre 63 equipas de toda a Europa. Tem sido um trabalho continuado, que só evolui através da aprendendizagem com os fracassos e sucessos das experiências anteriores”, explica Alexandre Aibéo, docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu e atual coordenador do projeto. Para o docente, esta iniciativa permite “a aplicação dos conhecimentos adquiridos sobre um desafio real, o desenvolvimento da criatividade na busca de novas soluções e sobretudo a gestão dos recursos com objectivos concretos: competir e melhorar.”

“O apoio da Bizdirect, traz um novo fôlego a este projecto e incute nesta jovem equipa a vontade de se superar e levar mais longe a imagem do IPV e de Portugal. Os alunos também sentem este projecto como uma oportunidade para fazerem notar as suas capacidades enquanto futuros profissionais junto a uma possível entidade empregadora”, acrescenta Alexandre Aibéo.

A equipa de Viseu fará, a par com outra equipa portuguesa da Universidade da Beira Interior, a representação portuguesa nesta competição internacional em que se esperam mais de 40 equipas.