O gigante do imobiliário apoiado pela Bizdirect adota a solução Cloud Azure para gerir de forma eficiente os milhares de imoveis das mais de 200 lojas espalhadas pelo país.

Lisboa, 18 de Abril de 2018 – A ERA, conhecida por ser o maior operador mundial de franchising imobiliário presente no nosso país desde 1998 e com cerca de 200 agências distribuídas por todo o país, confiou à equipa de Cloud da Bizdirect o seu processo de modernização transformacional da sua infraestrutura tecnológica, que passou pela adoção da plataforma Cloud Microsoft Azure.

O crescimento galopante do negócio, o natural crescimento da dimensão de dados, bem como a necessidade constante de dar resposta aos milhares de utilizadores que acedem diariamente à plataforma online da ERA Imobiliária fizeram com que a empresa se deparasse com algumas limitações ao nível da capacidade de crescimento da sua infraestrutura, até então alojada num datacenter tradicional.

Como resposta a este desafio, a Bizdirect indicou a infraestrutura na Cloud da Microsoft, o Microsoft Azure, e em apenas um mês todos os dados e sistemas foram migrados com sucesso para esta plataforma sem qualquer registo de inoperacionalidade dos sistemas e impactos no negócio, este é um marco assinalável. Esse projeto de migração total envolveu o website institucional, o sistema de ERP e os serviços de email e decorreu em tempo recorde e, mais importante, sem falhas.

Para Joana Rosa – Technology Project Manager na ERA Portugal, “O mercado imobiliário é dos setores mais competitivos e como tal, a digitalização dos processos é fundamental para continuar na linha da frente. Tirar partido da tecnologia que hoje existe ao nível da mobilidade e integração é um processo por nós considerado essencial para garantir a liderança do mercado. Neste processo de transformação digital da ERA encontrámos na Bizdirect e na Microsoft os parceiros certos, tal como a solução adequada para esta mudança numa área de atividade tão competitiva como esta”.

Maior capacidade de resposta e melhorias ao nível do acesso e gestão de informação relevante para o negócio contribuindo, para uma melhor experiência e qualidade de serviço por parte dos utilizadores, tanto a nível interno como externo, são alguns dos benefícios concretos que a ERA Portugal acaba de beneficiar com este projeto de modernização digital.

João Pedro Pereira, Membro da Comissão Executiva e Diretor de Marketing e Tecnologia da ERA Portugal, afirma que “a decisão de migrar para a Azure por parte da ERA foi uma mudança radical, na medida em que necessitávamos de garantir o máximo de performance para todos os nossos sistemas na nuvem. Quando decidimos iniciar este processo de mudança de infraestrutura e após algumas interações com a Microsoft e com a equipa de Cloud da Bizdirect sentimos a confiança necessária para avançar com a migração total dos serviços. Esta operação foi bem-sucedida e destacamos a eficiência de todo o processo que decorreu sem qualquer impacto para o negócio, garantindo uma boa performance em todas as áreas, sobretudo pela época em que foi, estávamos no fecho do ano fiscal, conhecida por ser uma época crítica para o negócio.”

A definição da arquitetura, a configuração inicial da infraestrutura na Cloud, a consultadoria durante toda a fase de migração dos dados de forma a garantir o sucesso da operação foram alguns dos serviços chave prestados pela equipa de Cloud da Bizdirect desde a fase de planeamento até à migração.

“É gratificante sentir a confiança que um cliente deposita na nossa equipa para uma operação tão importante e sensível para o negócio como esta. Tipicamente, nas nossas abordagens de um projeto Cloud propomos fazer ao nosso cliente uma prova de conceito (PoC) para aferir in loco os benefícios desta implementação. No caso da ERA Imobiliária, e fruto do trabalho de proximidade que realizámos, este considerou que o excelente levantamento de requisitos que efetuámos sobre a sua infraestrutura, bem com a definição detalhada da arquitetura a implementar foi o fator diferenciador para aferir a qualidade do nosso trabalho e as nossas competências nesta área. Quando assim é, tudo se torna mais fácil. A migração foi um sucesso, sem registo de qualquer falha e sempre dentro do apertado calendário.”, conclui José Freire, Cloud Services Manager na Bizdirect.