Talent Relationship Management permite aos departamentos de recursos humanos gerir candidaturas, entrevistas e pesquisar competências

Lisboa, 02 de setembro de 2015 – A Bizdirect, consultora de tecnologias de informação portuguesa, acaba de lançar uma nova ferramenta de gestão de talento. Intitulada de TRM – Talent Relationship Management – a solução propõe uma gestão melhorada da informação gerada pelos departamentos de recursos humanos. O TRM permite ainda gerir todos os processos relacionados com recrutamento, candidaturas, entrevistas e seleção de quadros profissionais. Rapidez, transparência e facilidade na pesquisa de competências são algumas das apostas da Bizdirect.

Além de otimizar os processos relacionados com a gestão de talento, o TRM possibilita ainda integração total de CVs em formato Europass. Outra das propostas de valor da ferramenta é o facto de estar disponível em várias línguas, proporcionando às empresas a possibilidade de captação de talentos num mercado de trabalho cada vez mais global.

“A complexidade do mercado laboral atual, associada à crescente necessidade de automatizar e facilitar processos internos sem comprometer resultados, faz com que um dos grandes ativos de uma empresa seja o tempo. Assim, um dos principais objetivos de um departamento de recursos humanos passa por identificar, selecionar e contratar os melhores profissionais, com base nos critérios definidos, permitindo ocupar vagas existentes ou aumentar equipas rapidamente. É justamente nesse mercado – cujo fluxo de talento é constante e acentuado – que o TRM se assume como uma ferramenta essencial”, referiu Eduardo Oliveira, CRM Solutions Manager da Bizdirect.

Com necessidades de contratação cada vez mais visíveis – especialmente em setores como as Tecnologias de Informação, as ferramentas pensadas com o intuito de gerir e organizar um grande volume de dados ganham cada vez mais importância. Nesse sentido, e com a segmentação de mercado e quadros cada vez mais especializados, o TRM aposta num cruzamento entre as vagas disponíveis e o perfil de competências dos candidatos – fazendo com que a informação seja constantemente estruturada.

Somado a estas competências, a solução emite alertas e notificações, via e-mail, quando é inserido um novo CV com determinado perfil no sistema. Além disso, recrutador e candidato podem produzir ou atualizar informação, em qualquer momento, fazendo da plataforma uma rede dinâmica, interativa e constantemente atualizada.

Eduardo Oliveira afirma ainda: “É tão importante receber currículos como saber retê-los de forma organizada. Este gestor de talento permite justamente tratar informação que é muito valiosa nos dias que correm. Existem muitas áreas em que o match entre a vaga e o candidato pode demorar meses. Se tivermos uma ferramenta tecnologicamente avançada, prática e intuitiva, estamos a aumentar as possibilidades de encontrar o recurso certo.

O Talent Relationship Management oferece ainda a possibilidade dos recrutadores utilizarem a plataforma para a marcação de entrevistas e fazerem o acompanhamento dos processos de contratação. O objetivo é representar numa única solução todo o processo end-to-end, desde a candidatura a uma vaga por um candidato até à sua contratação efetiva (ou arquivamento).

A plataforma assenta na tecnologia Microsoft Dynamics CRM 2015 como plataforma base e pode funcionar on-line ou on-premises, dependendo das necessidades do cliente. Em complemento, a solução contempla também um portal web que permite estabelecer a rede entre recrutadores e candidatos, de forma totalmente integrada com o Dynamics CRM.