“Ativar Portugal” é o nome do projeto lançado ontem pela Microsoft e empresas parceiras para promover a formação certificada e emprego qualificado em TI, que conta com o suporte ativo da Bizdirect

A Bizdirect é uma das parceiras do projeto da Microsoft – Ativar Portugal: Programa de Formação e Valorização para o Emprego – uma iniciativa que tem como objetivo a criação de emprego qualificado, formação, certificação oficial e valorização de competências em tecnologias Microsoft.

De forma a reforçar a importância do setor das Tecnologias de Informação (TI) como motor de crescimento económico do País, e posicionar Portugal como um pólo de inovação e competência europeu e mundial, a Microsoft em conjunto com empresas parceiras apresentou o projeto “Ativar Portugal”. O projeto pretende, até 2017, formar e certificar mais 10 mil pessoas em tecnologia Microsoft.

Na sessão de apresentação do projeto, o CEO da Bizdirect, João Mira Santiago, foi um dos oradores convidados a participar no painel de debate: “As dinâmicas do mercado de emprego TI em Portugal”, onde frisou a importância que o novo Centro de Competências da Bizdirect, focado em tecnologia Microsoft, tem tido na criação de postos de trabalho e retenção do capital humano português. Atualmente a Bizdirect, através da sua Academia, já formou e certificou mais de uma dezena de jovens e continua ativamente a recrutar novos candidatos para outras vagas em aberto, em tecnologia Microsoft.

“O projeto “Ativar Portugal” vai contribuir para ajudar o país a mitigar as adversidades no contexto socioeconómico atual”, afirma João Mira Santiago, CEO da Bizdirect.

Com o Centro de Competências, lançado este ano em conjunto com o Instituto Politécnico de Viseu e a Câmara Municipal de Viseu, em pleno funcionamento, prevê-se a criação de 150 postos de trabalho, contribuindo para a formação de jovens recém-licenciados e licenciados no Instituto Politécnico de Viseu, ou residentes no município.

O evento de assinatura do protocolo do programa “Ativar Portugal” contou também com a presença do Ministro da Economia, António Pires de Lima, e do Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares.