A Academia de Código atualiza a sua plataforma de ensino para Cloud, com apoio da Bizdirect, para chegar aos 100 000 utilizadores já em 2019

Lisboa, 6 de fevereiro de 2018 – A <Academia de Código_>, startup portuguesa cujo projeto nasceu com a missão social de contribuir para a literacia tecnológica e para a diminuição do desemprego em Portugal, confiou à Bizdirect a migração da sua plataforma de ensino de programação “Blanc” na Cloud, escalável e desenhada para suportar 30.0000 utilizadores este ano, e chegar aos 100 000 utilizadores já no próximo ano.

Com o objetivo de fazer chegar as linguagens de programação a grande parte da população e assim resolver algumas lacunas na sociedade, a <Academia de Código_> com este projeto, procura por um lado, preparar os mais novos para uma sociedade cada vez mais digital através do ensino das ciências da computação e pelo outro, contribuir para a diminuição da taxa de desemprego, convertendo desempregados em programadores juniores qualificados através dos seus Bootcamps de programação. Na vertente juvenil, para levar a programação a um maior número de crianças, a Academia de Código criou uma plataforma de ensino personalizado, a “Blanc”, com todas as ferramentas que o professor precisa no ensino das Ciências da Computação.

Na sequência da estratégia de inovação na disponibilização de serviços destinados ao ensino e com o objetivo de contribuir para oferecer a melhor experiência aos seus professores e alunos, a <Academia de Código_> decidiu, em parceria com a Bizdirect, implementar o “Blanc” na solução de Cloud, o Microsoft Azure.

Face ao desafio proposto, a Bizdirect trabalhou em conjunto com a <Academia de Código_> no sentido de perceber as necessidades do negócio para apresentar a solução que melhor satisfizesse as necessidades do projeto. O produto final responde a essas necessidades sendo agora uma plataforma em Cloud, capaz de se adaptar aos diferentes volume de utilizadores, num ambiente ágil e moderno, baseado em metodologia DevOps e tirando partido dos serviços de plataforma (PaaS).

Como resposta às necessidades da <Academia de Código_>, a Bizdirect indicou o Microsoft Azure como a tecnologia Cloud certa para transportar a plataforma de ensino de programação da Academia, o “Blanc” para a Cloud. A Bizdirect apoiou assim a <Academia de Código_> no desenho e implementação da plataforma no sistema Microsoft Azure.

Para Diogo Cera, Lead Developer da <Academia de Código_>, “O know-how na área de Cloud e a experiência da Bizdirect na implementação deste tipo de projetos revelou-se uma mais-valia para o sucesso deste projeto. A Plataforma Microsoft Azure trouxe claras vantagens para o nosso negócio na medida em que nos permitiu ser mais eficientes nas operações, libertando-nos mais tempo para os processos core da empresa.”

José Freire, Cloud Services Manager da Bizdirect, acrescenta que “O desafio lançado pela <Academia de Código_> à Bizdirect é um projeto que demonstra a capacidade da Bizdirect em implementar tecnologia Cloud de última geração e totalmente adaptada às necessidades do cliente, bem como na adaptabilidade dos serviços Cloud certos para responderem ao projeto. Por outro lado, este projeto trouxe-nos especial gosto pela parceria desenvolvida com esta StartUp que se tem destacado pela oportunidade que tem dado a uma parte da população para formar e re-empregar numa área que também nos é próxima, assim como despertar os mais novos para esta mesma área.”

A infraestrutura criada em Azure veio ainda permitir à <Academia de Código_> separar o ambiente de desenvolvimento do ambiente de produção e, através de integração contínua, automatizar todos os processos desde a componente de desenvolvimento ao deployment em produção.

A Bizdirect tem apoiado inúmeras empresas no seu projeto de transformação digital, onde a tecnologia tem tido um papel preponderante na otimização dos processos de negócios. Na área de soluções Cloud Microsoft, a Bizdirect detém o estatuto de Cloud Solution Provider (CSP) e Gold Certified Partner em Cloud Platform, com uma equipa focada em apoiar os seus clientes a tirar o maior partido das soluções Cloud e aplicá-las nos seus projetos.

Sobre a <Academia de Código_>

A <Academia de Código_> é uma startup portuguesa que nasceu em 2015. Até à data, recebeu mais de 6500 candidatos e formou 222 alunos que fixaram a taxa de empregabilidade nos 96%. A crescente necessidade de programadores levou esta empresa a criar um projeto destinado aos mais novos – a <Academia de Código_Júnior> que, com o programa piloto, ganhou o primeiro Título de Impacto Social (TIS) em Portugal e no Sul da Europa. A <Academia de Código_Júnior> pretende garantir que Portugal estará na vanguarda no desenvolvimento do pensamento computacional e no ensino da programação às suas crianças, tornando a literacia digital uma presença nas nossas escolas públicas do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Para levar a programação a milhares de crianças, criaram uma plataforma de ensino personalizado, a “Blanc”, com todas as ferramentas que o professor precisa no ensino das Ciências da Computação.
Saber mais: www.academiadecodigo.org