CLIENTE
A Polisport, empresa do Grupo Polisport, é uma marca de produtos e acessórios para veículos de duas rodas. Esta está presente em mais de 70 países por todo o mundo, a Polisport opera tanto no mercado dos acessórios para bicicletas como nos acessórios para os desportos motorizados off-road.

DESAFIO
A Polisport, atenta aos processos de transformação digital em curso nas organizações, sentiu necessidade de reavaliar os processos comerciais (lead to cash) e dotar a sua força de vendas com ferramentas atualizadas e eficientes. Confiou ambas as tarefas à Bizdirect, encetando um projeto ambicioso com duas vertentes: Por um lado análise e redesenho de processos comerciais, identificação de desperdícios e introdução de melhorias e, por outro, implementação de uma solução tecnológica de suporte à atividade comercial, com base em Microsoft Dynamics 365.

A organização comercial da Polisport, que envolve uma força de vendas com âmbito nacional e internacional necessita de um modelo eficaz para endereçar as necessidades atuais dos seus clientes, promovendo uma maior proximidade e rapidez de resposta. Conhecer melhor o cliente, agregar a sua informação e dotar as equipas de maior flexibilidade e dinamismo são também objetivos associados.

A consolidação da presença no mercado internacional exige também a disponibilidade de ferramentas de elevada produtividade e de colaboração entre equipas e colaboradores geograficamente dispersos.

SOLUÇÃO
Otimização de processos comerciais e Plataforma de CRM, o Microsoft Dynamics 365 (Sales).

PROJETO
A Bizdirect propôs intervir através da implementação de uma solução tecnológica de suporte aos processos no âmbito da gestão comercial e serviço ao cliente, que permita atingir os objetivos propostos. Atendendo às necessidades da Polisport e aos objetivos pretendidos para este projeto a escolha recaiu sobre a plataforma CRM da Microsoft, o Dynamics 365 Online. A utilização do Microsoft Dynamics 365 irá permitir construir uma base de dados única de clientes, e dos processos associados, com a possibilidade de obter uma visão de 360º sobre os mesmos, sendo por exemplo possível visualizar todas as interações com os clientes e potenciais clientes. A proposta de valor da Bizdirect incide também numa componente de análise de processos que consiste num levantamento e análise dos atuais processos inerentes à atividade comercial, em conjunto com a equipa comercial, por forma a propiciar a redefinição dos processos da Polisport, alinhados com esta nova estratégia relacional.

A implementação da solução de CRM, o Microsoft Dynamics 365, trará um conjunto de benefícios para a força de vendas da Polisport. As principais vantagens passam por:

  • Permitir uma maior eficiência dos colaboradores na resposta às solicitações comerciais dos clientes, pela utilização de uma plataforma tecnológica user-friendly;
  • Maior conhecimento e agilidade na elaboração das propostas bem como nos processos internos e tratamento dos pedidos dos clientes;
  • Agregar e integrar informação do cliente de forma a dar insights corretos sobre as operações, com informação atualizada;
  • Maior interação e qualidade nas interações com os clientes, e um melhor tratamento das suas solicitações comerciais
  • Maior conhecimento do cliente devido a uma maior agregação e integração da informação sobre o cliente;
  • Fomentar a colaboração e comunicação entre as equipas.

TESTEMUNHOS

“Face ao crescimento da nossa atividade sentimos a necessidade de repensar o nosso processo comercial com a finalidade de sermos mais ágeis e eficientes nas abordagens e interações que estabelecemos com os nossos clientes, por forma a manter os níveis de crescimento que temos tido até agora. O tema do CRM já era um tema que estávamos há algum tema a olhar para o seu potencial e agora achamos o momento certo para avançar e pedimos apoio à Bizdirect. Após terem analisado os nossos objetivos ficamos satisfeitos com a abordagem realizada sobre a plataforma Microsoft Dynamics 365 pois conseguimos identificar tratar-se de uma solução robusta e flexível para a gestão da atividade do dia-a-dia das nossas equipas de vendas e que nos irá permitir atingir o nosso principal objetivo: visão e controlo de todo o processo comercial (Lead to Cash).
Destacamos também o contributo da Bizdirect em ter recomendado e incluído na sua proposta de valor, uma abordagem ao nível da análise dos nossos processos comerciais, iniciada com a realização de workshops com a nossa equipa comercial, o que nos vai permitir fazer ter um diagnóstico de todos os nossos processos inerentes à atividade comercial e, inclusive, aproveitar para identificar novos, com insights interessantes para a componente comercial.”

Paulo Freitas, Sales & Marketing Director da Polisport

“A nossa estratégia para endereçar os desafios da Polisport passou, claramente, por uma sugestão de analisar e rever os processos comerciais antes de implementar a plataforma tecnológica. Acreditamos que as organizações que pretendem realmente seguir um caminho de transformação devem, antes de aplicar a tecnologia, olhar para os seus processos e identificar oportunidades de melhoria que, eventualmente, possam ser alavancados com ferramentas. Logicamente que, conhecendo bem a solução Microsoft Dynamics 365, entendemos que é a plataforma certa para suportar os processos comerciais já ajustados. Vai permitir agregar mais informação sobre os clientes da Polisport e beneficiar as suas operações, dotando a equipa comercial de maior agilidade.”

Eduardo Oliveira, Consulting Director da Bizdirect

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