Cliente

Criada em 2002, a Generis® é líder em Portugal no mercado de medicamentos genéricos. É uma empresa que possui produção industrial própria, uma estrutura comercial ativa no mercado nacional e um portefólio abrangente, com uma cobertura superior a 85% das áreas terapêuticas, onde se integram as mais relevantes no mercado de ambulatório, o que tem permitido satisfazer um número cada vez maior de doentes, com soluções terapêuticas de elevada qualidade a um custo acessível.
Hoje, a Generis® faz parte do Grupo Aurobindo, presente em mais de 20 países, verticalmente integrado desde a I&D à comercialização. O Grupo detém 26 fábricas com os mais recentes equipamentos e exporta para mais de 150 países.

Desafio

Atendendo à surpreendente e rápida necessidade de adotar o trabalho remoto devido à pandemia de Covid-19, a Generis deparou-se com a necessidade de acelerar a adoção das práticas de colaboração que estavam em curso, através da implementação de uma solução que assegurasse a continuidade da comunicação e colaboração entre os seus colaboradores, que tivesse um tempo curto de implementação e que fosse fácil de adotar por parte das equipas para que, tanto as pessoas do negócio como os restantes colaboradores não sentissem uma grande disrupção na forma de trabalhar, mantendo a colaboração e produtividade a que estavam habituados mas agora de forma remota.

Esta solução teria de ter em conta as tarefas do dia-a-dia dos colaboradores, a comunicação independentemente da área geográfica de cada um, as atividades diárias no acesso e na partilha de ficheiros e o acesso facilitado a um leque de ferramentas que lhes são essenciais.

Nesse sentido, a Generis desafiou a equipa de Cloud da Bizdirect a desenhar e a implementar uma solução de comunicação e colaboração, totalmente integrada com as ferramentas da Microsoft e que fosse ajustada à realidade da Generis, não descurando a adoção de um conjunto de boas práticas para um ambiente de trabalho remoto, moderno, colaborativo, inteligente e seguro.

Solução

A equipa de Cloud da Bizdirect desenhou e implementou uma solução assente na ferramenta de produtividade e colaboração da Microsoft: o Microsoft Teams.
Tendo em conta a necessidade de rapidez na implementação da solução, do acesso aos sistemas da Generis em modelo remoto e de proporcionar a melhor experiência de utilização aos utilizadores, a Equipa de Cloud da Bizdirect em conjunto com a Generis definiram como essencial a migração do servidor de email para o Exchange Online e a utilização do Microsoft OneDrive, Planner e Forms.
Para que a adoção desta solução fosse realizada com a rapidez e simplicidade que as circunstâncias exigiam, foram definidas um conjunto de atividades de implementação a serem executadas em fases distintas:

     Fase 1: Levantamento de requisitos e análise da infraestrutura da Generis;

     Fase 2: Integração da infraestrutura da Generis com os serviços Office 365 para permitir o Single Sign-on de todos os utilizadores;

     Fase 3: Parametrização do Microsoft Teams de acordo com os requisitos da Generis e Deployment do cliente Teams para todos os utilizadores;

     Fase 4: Implementação de plataforma de conteúdos e documentação de suporte aos utilizadores para facilitar a utilização das novas ferramentas;

     Fase 5: Workshop de adoção para a equipa de IT para as boas práticas de gestão do Microsoft Teams.

Resultados

Através da solução implementada pela equipa de Cloud da Bizdirect, cerca de 350 colaboradores da Generis transitaram para um modelo de trabalho remoto, suportados pelas ferramentas de produtividade da Microsoft e assegurando o normal funcionamento da atividade da Generis e no suporte aos seus clientes.
A solução implementada capacitou a comunicação e o trabalho colaborativo, agilizando os processos e promoveu uma maior eficiência e satisfação dos membros da equipa numa adaptação que teve de ser rápida.

Testemunhos

“Face à necessidade da adoção de novas ferramentas de colaboração devido à prática de trabalho remoto forçado pela pandemia de Covid-19, sentimos a necessidade de repensar o nosso modelo de comunicação e colaboração interno, tornando-o mais ágil e eficiente nas abordagens e interações que estabelecemos na Generis mas também com os nossos clientes.
Neste contexto, e pela experiência e know-how demonstrados pela Bizdirect na implementação de projetos semelhantes, este foi o momento certo para avançar com a implementação do Microsoft Teams, uma ferramenta ajustada à realidade da Generis, tendo em conta um conjunto de boas práticas para um ambiente de trabalho remoto.
Na Generis procuramos a adoção de ferramentas modernas de colaboração que contribuam para a excelência no nosso dia-a-dia, bem como o bem-estar e produtividade das nossas equipas.”

Nuno Carvalho, IT Manager na Generis

“Através da experiência da Bizdirect, tanto a nível da prática de utilização intensa já instituída internamente, como no deployment da solução de Microsoft Teams nos nossos clientes em diferentes cenários, foi possível capacitar a Generis tecnologicamente para se adaptar aos requisitos impostos num curto espaço de tempo. Acreditamos que a modernização do ambiente de trabalho passa por trazer experiências digitais flexíveis, seguras e simplificadas com capacidade de se adaptarem às novas realidades e de terem impacto positivo na rentabilidade e produtividade das equipas.”

José Freire, Cloud Services Manager na Bizdirect

“O desafio lançado pela Generis à Bizdirect foi assente em três pilares fundamentais. A colaboração, numa perspetiva de manter a continuidade de negócio, através de ferramentas de fácil adoção e onde a curva de aprendizagem fosse reduzida. A comunicação, de modo a conseguirem comunicar em tempo real e através de videoconferência, o que num cenário de teletrabalho é um ponto chave no dia-a-dia de qualquer organização. Por último, a segurança dos utilizadores, das aplicações e da informação, assim como a sua rastreabilidade, devido à criticidade da sua informação.
Nesse sentido, através do Microsoft Teams foi possível customizar as suas funcionalidades para ir ao encontro das necessidades da Generis. Dessa forma foi disponibilizando um local para que as diferentes equipas pudessem ter todos os seus documentos centralizados, numa área com acessos definidos e acessíveis através de diferentes tipos de dispositivos. Sendo uma plataforma totalmente integrada, no mesmo local os utilizadores podem facilmente iniciar um “chat” com colegas específicos, de uma equipa ou sobre um tópico que esteja a ser discutido, evitando assim o acumular e “thread” de email. Adicionalmente, a qualquer momento é possível iniciar ou agendar uma videoconferência sem ser necessário aceder a outra aplicação. Tudo isto assente sobre várias camadas de segurança, de modo a proteger a identidade dos utilizadores, assim como os seus acessos ao Microsoft Teams, e assegurando que a informação está acessível apenas a quem tem o direito para a aceder.
Acreditamos que este é apenas o início de um caminho para a adoção do Microsoft Teams pela Generis, tendo em conta todas as potencialidades existentes na plataforma Microsoft 365.”

Ricardo Mendes, Cloud Solutions Specialist na Bizdirect

 

arrow_upward
Gestão de Cookies
Abaixo apresentamos os grupos de cookies recolhidas, que deverá selecionar de acordo com as suas preferências. A qualquer momento poderá alterar ou retirar as suas permissões de cookies.

Usados para armazenar cada configuração de sessão, nomeadamente, as suas preferências de idioma.

Usados para medir o desempenho da velocidade do site e para recolher informações relacionadas com quais páginas do site têm mais ou menos visualizações de forma a ajudar a melhorar o conteúdo para todos os utilizadores do site em geral.

Usados para recolher informações sobre qual campanha dirigiu o utilizador ao site e qual conteúdo é de maior interesse para cada utilizador. 

Saiba mais sobre a Bizdirect e a forma como tratamos os seus dados, consultando a nossa Política de Privacidade.

Conheça os nossos serviços de Microsoft Teams Adoption.