Cliente

O Grupo Almedina, fundado em 1955, é atualmente constituído pelas Editoras Almedina. Edições 70, Actual Editora, a chancela Minotauro, uma rede de 12 Livrarias e a Almedina Brasil. A par do negócio editorial, o Grupo foi alargando a sua rede de livrarias, que foram surgindo junto aos principais polos académicos do país: Braga, Porto, Coimbra e Lisboa. Atualmente existem onze livrarias físicas e uma livraria virtual, www.almedina.net, com uma oferta generalista privilegiando o fundo editorial de qualidade.

Desafio

Motivado pela vontade em potenciar o seu negócio, o Grupo Almedina sentiu a necessidade de rever um conjunto de processos do seu Departamento de Planeamento e Compras (DPC), nomeadamente: Encomendas a Fornecedores, Tratamento de Pedidos de Cliente e Devoluções a Fornecedores, com o objetivo de reorganizar, tornando-os mais ágeis, através da identificação de ineficiências e atividades de pouco valor acrescentado que limitam a sua capacidade de entrega e de satisfação dos clientes.

De forma a atingir os ganhos de performance necessários, o Grupo Almedina desafiou a equipa de Consultoria Lean da Bizdirect a redesenhar os seus modelos de trabalho para um formato mais organizado e escalável, permitindo dar uma visão clara à organização e a todas as pessoas envolvidas, de qual o seu potencial de melhoria.

Solução

Atendendo a este desafio e baseada na sua prática de Lean Digital, a equipa de consultoria da Bizdirect propôs analisar as atividades atualmente executadas pelas equipas, nomeadamente no DPC e, em conjunto com os vários intervenientes no processo, levantar as oportunidades de melhoria através de várias sessões de Discovery.

As dinâmicas de trabalho desta primeira fase do processo de Business Process Optimization são constituídas por sessões de mapeamento visual das atividades, presença no terreno do dia-a-dia das equipas e a compreensão das suas dinâmicas de gestão, resultando num conjunto de oportunidades levantadas e na definição das respetivas soluções.

Esta fase de Discovery terminou com a definição da visão futura dos processos, e a compilação de um roadmap de transformação para alcançar uma melhoria sustentável.

Para a realização do presente projeto foi utilizada uma abordagem baseada na toolbox das metodologias Lean, utilizadas à escala mundial e reconhecidas pelo seu impacto na eficiência das operações.

Resultados

Como resultado deste diagnóstico, e tendo em conta a abordagem de Business Process Optimization aplicada, a equipa da Almedina conseguiu compreender quais as atuais oportunidades de melhorias existentes nos seus processos, qual o aspeto de um cenário de trabalho otimizado e robusto, qual o melhor caminho para lá chegar, e ainda que benefícios são espectáveis obter com a sua implementação.

O passo seguinte é, naturalmente, a fase de implementação das medidas definidas na fase de Discovery. Esta geralmente inclui atividades de prototipagem, documentação, treino, roll-out e auditoria, de forma a obter o cumprimento e resultados da visão traçada.

Testemunho: Bizdirect

“Para a Bizdirect este é um caminho claro na transformação de qualquer organização que quer continuar a ter um serviço de excelência – isto é, a transformação pelos processos, envolvendo as pessoas. O Grupo Almedina partilha da mesma visão, e estamos assim muito satisfeitos que o nosso know-how e experiência em desafios semelhantes, aliados a um compromisso notável com a mudança da própria empresa, tenha contribuído para um diagnóstico de alto sucesso, revelando oportunidades de melhoria muito interessantes.”

Paulo Azevedo, Business Process Optimization Lead da Bizdirect

 

Testemunho: Grupo Almedina

“Foi com uma metodologia simples e eficaz, e num ambiente descontraído mas muito profissional, que a Bizdirect contribuiu de forma fundamental para o redesenho dos processos de compras, tornando-os mais eficientes. O Grupo Almedina acredita que é com processos otimizados, desenhados com as pessoas e alinhados com o seu desígnio que vai conseguir tornar-se numa melhor organização. Agradecemos todo o apoio, visão e orientação que a Bizdirect, na pessoa do Paulo Azevedo, nos proporcionou durante esta viagem.”

Carolina Santiago, Edition and Production Director das Edições Almedina

arrow_upward
Gestão de Cookies
Abaixo apresentamos os grupos de cookies recolhidas, que deverá selecionar de acordo com as suas preferências. A qualquer momento poderá alterar ou retirar as suas permissões de cookies.

Usados para armazenar cada configuração de sessão, nomeadamente, as suas preferências de idioma.

Usados para medir o desempenho da velocidade do site e para recolher informações relacionadas com quais páginas do site têm mais ou menos visualizações de forma a ajudar a melhorar o conteúdo para todos os utilizadores do site em geral.

Usados para recolher informações sobre qual campanha dirigiu o utilizador ao site e qual conteúdo é de maior interesse para cada utilizador. 

Saiba mais sobre a Bizdirect e a forma como tratamos os seus dados, consultando a nossa Política de Privacidade.