Com os novos tempos, novos desafios,  e neste momento o desafio chama-se COVID-19 e a obrigatoriedade de ficarmos em casa que todos nós estamos a cumprir. Como todos os desafios, e particularmente este, tem imensos impactos nas nossas vidas, quer na vida pessoal ou na vida profissional. Atualmente a nível profissional o nosso atual desafio chama se “Home Office” ou Teletrabalho.

Mesmo para aqueles que já estavam acostumados a trabalhar a partir de casa, quer seja por escolha pessoal ou porque na sua empresa esta regra já tinha sido estabelecida, este novo cenário apresenta condições completamente diferentes, pois estamos rodeados pelo nosso ambiente familiar enquanto trabalhamos. Somos obrigados a reinventar formas de nos mantermos ativos, num ambiente mais restrito que é a nossa casa.

Por isso, manter a rotina profissional é fundamental para nos mantermos focados, produtivos e bem psicologicamente, para que possamos passar esta fase com sucesso. Para ajudar neste desafio listamos 7 dicas que auxiliam na organização das rotinas profissionais do “Home Office”:

Inicie as suas atividades como se fosse para o trabalho: tente manter a sua rotina matinal e principalmente tente manter a sua jornada de trabalho dentro do horário a que está habituado;

Arranje-se como se fosse para o escritório: não precisa de usar um fato e gravata, mas nunca fique de pijama, estar confortável não é sinónimo de estar descuidado, a sua autoestima irá agradecer;

Tenha um espaço exclusivo para trabalhar: pode ser na sala, no quarto ou num pequeno escritório, mas tenha um espaço seu de trabalho que não seja partilhado com outras atividades da casa. Mantenha-o organizado e limpo;

Faça as refeições normalmente e dentro dos horários habituais: pois as refeições fazem parte da sua rotina. Aproveite para fazê-las em família, evitando assim realizar as mesmas no seu local de trabalho;

Organize o seu dia em pequenas tarefas: para que possa ter o controle do que esta a fazer e do que ainda tem que fazer, organize e priorize o seu dia em tarefas, para auxiliá-lo. Pode utilizar aplicações como o To Do ou o Planner da Microsoft;

Ajuste a sua necessidade com aplicações adicionais: Precisa de material adicional que não tem em casa? Monitores extra, quadro branco, flip-chart? Se não houver espaço tente adaptar utilizando aplicações disponíveis como Whiteboard para o quadro branco, OneNote para o flip-chart ou seu tablet como monitor adicional;

Comunique! “Home office” não é isolamento, sempre que possível realize contato com a sua equipa de trabalho ou colegas. A ferramenta Microsoft Teams é uma excelente opção para este tipo de atividade.

Lembre-se que manter a rotina é essencial e algo que precisa ser praticada diariamente! Tente colocar cada uma das dicas em prática aos poucos, estar em “Home Office” pode ser novo para si, assim como é novo para os seus familiares e outros colegas de trabalho. Ser paciente e manter o  equilíbrio mental, será fundamental para ultrapassar este desafio profissional com distinção.

Finalmente, “Home Office” não é sinónimo de Home Off, muito pelo contrário, é a oportunidade de atuar no conforto da sua casa sem esquecer a produtividade, a organização, a disciplina e o convívio. Pois o contato social é necessário e mesmo em remoto faz parte da sua vida profissional e particular.

Siga as nossas dicas e conte-nos como estas o ajudaram a adaptar-se a esta nova e moderna rotina: contact@bizdirect.pt

Stay HomeStay Safe!

Andre Reys, Bizdirect

arrow_upward
Gestão de Cookies
Abaixo apresentamos os grupos de cookies recolhidas, que deverá selecionar de acordo com as suas preferências. A qualquer momento poderá alterar ou retirar as suas permissões de cookies.

Usados para armazenar cada configuração de sessão, nomeadamente, as suas preferências de idioma.

Usados para medir o desempenho da velocidade do site e para recolher informações relacionadas com quais páginas do site têm mais ou menos visualizações de forma a ajudar a melhorar o conteúdo para todos os utilizadores do site em geral.

Usados para recolher informações sobre qual campanha dirigiu o utilizador ao site e qual conteúdo é de maior interesse para cada utilizador. 

Saiba mais sobre a Bizdirect e a forma como tratamos os seus dados, consultando a nossa Política de Privacidade.