Sendo os colaboradores um dos ativos mais importantes da empresa, a aquisição de novas competências e o investimento na sua formação não só é importante para os departamentos de recursos humanos, como se assume também como um fator crítico para o crescimento da empresa.

Vários são os autores que tentam definir o processo de formação. Hamblin (1978) defende que para uma empresa, o ato de formar colaboradores pode traduzir-se no ensino ou experiência que será útil no desempenho de um cargo atual ou futuro1; Toledo (1986) refere que pode significar a preparação do elemento humano para o desenvolvimento de necessidades que virá a executar, de forma a suprimir necessidades dentro da empresa. O processo de formação pode também ser visto como a resposta a problemas identificados durante a avaliação de desempenho dos colaboradores, entre outros2.

Independentemente do contexto, a implementação de um mecanismo de gestão da oferta de formação proporcionará às empresas uma forma simples e clara de divulgar aos seus colaboradores as formações que irão decorrer e permitirá que os próprios manifestem o seu interesse em participar. Será também o incentivo para uma contribuição ativa por parte dos colaboradores, ao permitir que estes tomem a liberdade de sugerir formações que considerem relevantes para o seu percurso profissional, tornando-as mais apelativas para os mesmos.

Atendendo a estes factos, a equipa de Portais e Colaboração (SharePoint) da Bizdirect resolveu tirar partido da framework SharePoint Online (Office 365) e desenvolveu o add-in Training Actions, que permitirá dar resposta às seguintes necessidades:

Os seus colaboradores poderão:

  • Visualizar as formações existentes;
  • Inscrever-se nas formações;
  • Cancelar a inscrição;
  • Acompanhar todo o processo de aprovação da inscrição;
  • Sugerir formações;
  • Apagar sugestões;
  • Votar nas formações sugeridas.

O grupo gestor (por exemplo, os Recursos Humanos) poderá:

  • Criar/Divulgar as várias sessões de formação;
  • Anexar um programa de formação à sessão criada;
  • Converter formações sugeridas por colaboradores em formações “oficiais”;
  • Aprovar inscrições de colaboradores nas formações.

Poderá também ser definido um Manager para cada utilizador, que participará ativamente no processo de aprovação.
Notificações:

  • Serão enviadas notificações via e-mail após a inscrição numa formação, bem como durante os vários estados do processo de aprovação;
  • Os recursos humanos receberão também uma notificação quando um colaborador sugerir uma formação.

A funcionalidade de Training Actions, quando disponível na sua intranet SharePoint, promove a divulgação de ações de formação e promove a participação ativa dos seus colaboradores neste processo. Esta participação significa então, em última instância, que mais colaboradores irão melhorar as suas competências e que desta forma contribuirão também, de forma ativa, para o crescimento empresarial.

Quer saber mais sobre a solução de Training Actions da Bizdirect e conhecer as suas funcionalidades?
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1HAMBLIN, A. C.. Avaliação e controle do treinamento. São Paulo: McGraw-Hill, 1978.
2TOLEDO, F.; MILIONI, B.. Dicionário de Recursos Humanos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1986.

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