Sabemos que a integração do Microsoft Dynamics CRM com outros sistemas pode ser uma grande dor de cabeça, especialmente se quisermos que a informação seja propagada de forma fiável, robusta e rápida. É necessário criar mecanismos que façam o mapeamento, assegurem a realização das transações e que processem as respostas dos sistemas com celeridade. Este tipo de integração é inevitável, já que a maioria dos processos de CRM exigem receber ou partilhar dados. O CRM é tipicamente daqueles sistemas que dificilmente vivem isolados.

Como integrar o Dynamics CRM com outras aplicações?

Imaginemos um cenário em que se pretende integrar o Dynamics CRM com um Portal Interno (por exemplo, de Colaboradores) e um Portal Externo (por exemplo, de Clientes ou de Fornecedores), com duas bases de dados independentes, cujos campos têm nomenclaturas diferentes e tipos de dados diferentes. Sendo um objetivo primário a manutenção do sincronismo entre os três sistemas, a sua integração isoladamente e de forma “autônoma” teria um esforço enorme devido à alta complexidade dos mesmos.

A garantia de qualidade e entrega dos dados e a robustez na recuperação a falhas são exemplos de processos muito exigentes em termos de desenho dos algoritmos e desenvolvimento de código.

O Microsoft BizTalk Server é um excelente intermediário para resolver este tipo de problemas, permitindo-nos criar mapas dos campos dos vários sistemas e a orquestração dos pedidos que devem ser feitos, através de um ambiente gráfico. Se necessitarmos de um processamento mais específico, o BizTalk permite a utilização de classes auxiliares com métodos para este processamento.

Ao criar um esquema de campos único, conseguimos que facilmente se propague a informação nos sistemas, utilizando um único pedido, ficando a cargo do BizTalk enviar para estes os dados corretos. Quando, mais tarde, houver uma adição de sistemas ou um escalamento dos atuais, o trabalho mais duro já está feito, sendo apenas necessário adaptar o BizTalk a novos cenários. Adicionalmente, a plataforma já possui nativamente mecanismos de segurança, permitindo também implementar processos de resposta a situações de falha, como por exemplo o armazenamento temporário de informação para tentar nova integração mais tarde e a definição das regras para a mesma, A gestão do processo quando um dos sistemas com o qual se pretende integrar está indisponível e a informação ao utilizador da impossibilidade da transação, são outros exemplos.

Em geral o uso do BizTalk como sistema integrador inter-plataformas traz imensas vantagens para toda a empresa:

  • Facilita a experiência dos utilizadores porque só têm que utilizar uma plataforma para o efeito desejado – uma atualização de informação no CRM causa a atualização nos restantes sistemas e vice-versa;
  • Aumenta o nível de controlo da integridade de informação – o BizTalk possui mecanismos que permitem que exista novas tentativas de atualização quando a primeira falhou;
  • Permite um controlo mais apertado da informação passada – podem ser aplicadas regras e filtros à informação para impedir erros e promover a qualidade dos dados;
  • Reduz a carga nos sistemas satélite porque já não serão estes a fazer o processamento global, mas sim o BizTalk, melhorando a sua performance.
  • Evita a criação do chamado systems spaghetti, ou seja a integração entre sistemas, ponto-a-ponto, facilitando a sua manutenção e evolução futuras. Tipicamente, os sistemas das organizações podem ser facilmente adaptados para serem integrados com o BizTalk.

Uma outra grande vantagem do BizTalk é permitir a criação de processos em massa (bulk), com a mesma facilidade com que se cria os processos de integração de sistemas. Isto é um enorme alívio de trabalho para os utilizadores, que só necessitam de preparar um ficheiro com a informação necessária, entregá-lo ao BizTalk e este faz todo o processamento sozinho. Tudo isto pode ser registado em ficheiro ou em base de dados para controlo dos processos e dos erros, contribuindo para a sua deteção e correção.

Na Bizdirect, temos uma experiência relevante e participámos em vários casos de sucesso e apoiamos clientes que usam o Microsoft BizTalk Server para gerir os seus processos de integração.

Consulte-nos para conhecer estes casos e saber mais sobre como pode o Microsoft BizTalk Server impulsionar a utilização do Dynamics CRM, de forma integrada com outros sistemas ou aplicações da sua organização.

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