A orquestração em cloud tornou-se uma componente crítica da estratégia de gestão da infraestrutura híbrida e multicloud para a maioria das grandes empresas. Estar na Cloud não é apenas armazenar dados críticos, mas sim uma oportunidade de apoiar o negócio e impulsionar significativamente a sua eficiência e produtividade.
Neste Blogpost, iremos fazer uma primeira abordagem de como orquestrar a sua cloud conjuntamente com a Automação de Workloads (WA) simplifica os processos de gestão de recursos em Cloud, assegurando a continuidade de negócio de forma eficiente e otimizada.
O que é a Cloud Orchestration?
A Orquestração em Cloud é o processo que envolve organizar múltiplas tarefas automatizadas num único fluxo de trabalho, tornando os processos de IT mais simples e eficientes. Muitas vezes, estes processos são desenvolvidos numa base mais conservadora que conduzem a ciclo de tarefas automatizadas servindo soluções de forma pouco integrada. Afim de mitigar o alto risco e o elevado custo destes ciclos de automação, é crucial que os decisores das operações de IT, muitas vezes trabalhando com os Cloud Architects, façam a orquestração destes ciclos de tarefas em workloads que se estendem por todo o ambiente operacional de IT. A orquestração em cloud, suportada por uma solução moderna de workflows automation, dá a possibilidade de ganhar um sistema ágil e multidirecional.
Cloud Orchestration com Azure Automation
O Microsoft Azure Automation (MAA) é um dos serviços dos mais de 600 serviços do Microsoft Azure e disponíveis em 52 regiões de todo o mundo. É um workflow automation que permite automatizar tarefas de gestão de IT de forma integrada, simplificando a gestão da cloud cada vez mais híbrida e multicloud. Os uses cases são diversos, e deixamos apenas alguns exemplos de como o MAA automatiza as funcionalidades mais comuns de utilização do Azure:
Container Instances: A solução MAA criará automaticamente os containers na cloud utilizando a abordagem de trigger baseado em eventos, proporcionando maior agilidade na sua disponibilização em modelo on-demand. Além disso, o MMA apagará automaticamente os containers quando já não forem necessários. Esta abordagem de auto-delete ajuda a reduzir o Virtual Sprawl.
Máquinas Virtuais: O MAA irá ajudá-lo a automatizar os requisitos on-demand para criar máquinas virtuais em minutos. Sim, é verdade que o Azure pode fazê-lo sozinho sem alguém o manualmente configurar, mas o MAA automatiza este processo quando desencadeado por atividades de DevOps, ou pedidos de Service Management e outras aplicações que os utilizadores empresariais utilizam de forma nativa – sem nunca terem de pedir apoio ao IT.
Azure Cloud Scheduler: O Azure já tem um programador de tarefas que vem embutido na solução. No entanto, o MAA é agnóstica em cloud, permitindo às empresas em ambiente multicloud automatizar tarefas em todos os fornecedores de serviços de cloud dentro do seu ambiente. Isto ajuda a unificar as diversas experiências e ao mesmo tempo criar fluxos de trabalho complexos com facilidade.
Hoje com o predomínio de ambientes híbridos em cloud, a orquestração na cloud é extremamente importante para permitir que as organizações percebam todos os benefícios das suas experiências híbridas. A orquestração adequada servirá como único ponto de contacto para gerir todos os aspetos de interconectividade entre os sistemas. A orquestração, quando combinada com o MAA também reduz os erros reutilizando tarefas automatizadas como blocos de construção. A orquestração permite uma infraestrutura verdadeiramente escalável e flexível.
Desafie-nos: contact@bizdirect.pt