O poder e dependência da internet nas vidas de todos nós é indiscutível. E as Redes Sociais são indissociáveis dessa influência da internet nas nossas vidas. O avanço das tecnologias, da internet e do que se fez com ela veio mudar, nos últimos anos, uma enorme quantidade de paradigmas, desde a questão da privacidade a nível pessoal à necessidade de digitalização por parte das empresas para não perderem o comboio. De entre todas as áreas que se viram agora para as redes sociais, as vendas não são uma exceção. Se os clientes e potenciais clientes estão nas Redes, então as empresas têm o desafio de perceber como vender a partir de lá, indo assim de encontro ao seu público.

Todas as empresas têm como principal prioridade vender e acelerar o seu crescimento e com o apoio da tecnologia, a internet é hoje um aliado indispensável dos decisores de negócios. À frente desta revolução os primeiros a adotar novas técnicas são tradicionalmente os responsáveis de vendas, na medida em que esta permite-lhes aumentar a produtividade e eficiência do processo comercial. Alguns conceitos como o Social Selling (A utilização das redes sociais para encontrar, entender e nutrir ligações com o cliente) vem conferir às empresas a possibilidade de encontrar novas oportunidades e de fechar negócios mais rapidamente, aumentando o número de contatos, por forma a poder converter mais prospects em clientes e fornecendo uma melhor experiência a todos eles.


Potenciar as Redes Sociais no processo de vendas das organizações é uma das formas mais poderosas para acelerar o tradicional processo de vendas. Este é um tema em crescente importância no plano empresarial e algumas plataformas tecnológicas já estão preparadas para este trabalho, na medida em que souberam olhar para este tema redes sociais e estudaram novas formas mais digitais para tirar maior partido do potencial deste canal que é o social. Ora vejamos este exemplo: a mais recente integração entre o Dynamics 365 (plataforma de Customer Relationship Management da Microsoft para o setor empresarial) e o LinkedIn Sales Navigator (ferramenta de vendas baseada no conceito de Social Selling para o LinkedIn) é um destes exemplos que vem contribuir para este processo de transformação digital ao nível das forças de vendas, dotando as empresas de novos mecanismos mais ágeis e eficazes de acelerar o tradicional processo de vendas, conferindo assim uma maior produtividade e assertividade no processo de vendas das organizações, o que se reflete na performance das vendas e nos resultados para o negócio.

Descobrir novas leads, encontrar as ligações certas na sua rede de contatos, sincronizar dados e registos de atividades na rede, são algumas das possibilidades que a integração do Dynamics 365 com o LinkedIn Sales Navigator, vem oferecer às equipas de vendas das empresas, sendo esta uma aposta bastante assertiva para um aumento de competitividade das empresas. Estas novas tecnologias estão preparadas e são adaptadas a todas as empresas, pelo que ninguém deve ficar para trás.

No nosso dia-a-dia, nas abordagens que temos tido com os nossos clientes fazemos questão de vincar que: o driver é sempre o processo e não a tecnologia e que esta deve adaptar-se numa perspetiva de digital business! As organizações que pretendem estar cada vez mais na esfera digital com uma posição distinta e diferenciadora devem olhar com atenção para o conceito do “Social Selling”, pois hoje em dia, “não basta estar nas redes é preciso saber estar”, e neste aspeto uma boa estratégia de Social Selling pode marcar a diferença da sua marca e da atitude das suas equipas.

*Artigo primeiramente publicado na Revista Do It – Vendas & Negociação (01-12-2017)
Ana Luz
Marketing Specialist na Bizdirect

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