Com o início do mês de novembro, chega ao mercado a apresentação das novas funcionalidades presentes no Microsoft Dynamics 365, o tão esperado documento que apresenta todas as novidades que a Microsoft anuncia para o semestre acerca desta ferramenta.

Hoje queremos destacar as novidades acerca do Dynamics Marketing e vamos explorar as novas funcionalidades que vão ajudar ainda mais as equipas de Marketing a otimizar e automatizar os seus processos de trabalho com a ferramenta de Marketing da Microsoft.

Dentro do leque das novas features, existem algumas que merecem mais a nossa atenção, justificando, de que maneira serão um must have para as empresas e ajudarão os Departamentos de Marketing nas tarefas diárias e no cumprimento de objetivos.

     1. Segmentação de contatos

A segmentação é um dos principais passos a considerar quando começamos a definir as iniciativas de marketing e quando queremos comunicar mais assertivamente com os nossos contactos/clientes. No Dynamics Marketing, a parametrização dos segmentos tornou-se mais fácil com a substituição de campos de caixas de opções pela utilização mais simples de palavras para especificar os atributos e a lógica do segmento, alcançando o público-alvo identificado.

Por exemplo, ao escrever “contatos que moram em Lisboa, ligados ao setor tecnológico e que sejam do gênero masculino”, a ferramenta identifica as condições que queremos e cria um segmento, automaticamente, com a entidade “Contacto”, campo de distrito “Lisboa”, campo de tipologia de setor “Setor Tecnológico” e o campo do gênero “Masculino”.

Esta feature leva-nos a uma forma de trabalhar muito intuitiva, rápida e de expressão fácil.

     2. Integração do Dynamics Marketing com o Customer Insights

A integração entre o Dynamics Marketing e o Customer Insights está cada vez eficiente. A Microsoft anunciou a possibilidade de escolha de segmentos pelos utilizadores da ferramenta de marketing através da ferramenta de Customer Insights, ou seja, poderão escolher diretamente quais os segmentos a utilizar: dinâmicos, estáticos ou desenhados pela ferramenta de Customer Insights.
O mesmo acontece na construção de uma Customer Journey, caminho automatizado que desenhamos para o cliente quer quando recebe uma comunicação como email, quer como quando visita uma página do website.
Ao criamos o segmento no Dynamics Marketing o mesmo fica disponíveis no Customer Insights.

     3. Integração nativa com o Microsoft Teams

Devido à situação mundial atual, cada vez mais os eventos são realizados em formato digital, neste sentido, a usabilidade do módulo de Gestão de Eventos, nativo no Dynamics Marketing, ganhou destaque. Organizar e gerir webinares ou eventos digitais passou a ser mais fácil, com esta integração o Microsoft Teams ganhou o papel de host nestes eventos.

Atingido em março de 2020, o número de 2,7 biliões de minutos em reuniões num único dia e estimando que mais de 500 mil organizações esteja a utilizar o Microsoft Teams em todo o mundo, com esta fantástica feature os utilizadores da ferramenta de Marketing ganham a autonomia para ser providers dos seus próprios eventos digitais.

     4. Otimização de construção da Customer Journey

A partir de novembro de 2020, temos disponível uma tela de criação de uma jornada do cliente totalmente renovada e inovadora. A criação deste automatismo torna a experiência mais intuitiva e simples, para o profissional de marketing. Este já não necessita de utilizar o Drag and Drop, arrastando as caixas de conteúdo de segmentos, email marketing, etc, passando a utilizar a própria tela de criação da jornada.

Passamos a ter disponíveis também botões de “Aguardar” e “Aguardar até”, permitindo nos calendarizar e planear certas interações mais efetivas, esta grande mudança e que irá permitir ao utilizador ter um ambiente de criação muito mais user friendly.
A segunda grande adição, é a possibilidade de editar o email marketing, landing pages ou formulários dentro da tela de criação da Customer Journey.

Esta nova funcionalidade, simplifica a criação da jornada otimizada que queremos para os clientes, evitando o procedimento de alterações através da edição de módulo a módulo, como anteriormente.

O Marketing desde a sua aparição que desempenha um papel essencial para as empresas conseguirem entender e atender aos desejos dos consumidores. A evolução do Dynamics Marketing mostra o compromisso da Microsoft em ajudar os utilizadores a terem no seu dia-a-dia uma ferramenta robusta e capaz de todos os desafios. A Bizdirect com toda a sua experiência na implementação de ferramentas de Marketing, podemos ajudá-lo a obter esta solução.

Diogo Patrão – Account Management & Business Development, Bizdirect

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Fique a par das novidades do Dynamics 365.