Com o lançamento da spring wave do Microsoft Dynamics CRM 2016 em junho passado, a Microsoft introduziu novas funcionalidades no Dynamics CRM, sendo uma delas o Connected Field Service, agregado ao Field Service em modo preview.
O módulo Field Service permite a elaboração de escalas, gestão de recursos e inventário para os colaboradores que trabalham fora da empresa ou que trabalham em armazéns e que necessitam de preencher folhas de trabalho e, executam atividades de manutenção em diferentes locais.
Com a aquisição da FieldOne pela Microsoft, as capacidades do Dynamics CRM Online foram aumentadas de maneira a disponibilizar uma solução completa de gestão de field service, incorporando assim novas componentes como a localização de serviços, a gestão de ativos de clientes, a manutenção preventiva, a gestão de folhas de trabalho, a gestão de recursos, inventário, entregas, mobilidade, colaboração, faturação e a análise de informação.
Adicionalmente e, em modo de preview, o Connected Field Service é uma solução que combina Microsoft Dynamics CRM com Azure IoT Suite, Analytics Platform Services e Power BI.
Com esta extensão ao produto é possível monitorizar continuamente aparelhos preparados para IoT, detetando anomalias, gerando alertas que acionam ações ou pedidos de serviço e fluxos de trabalho para responder a SLA’s (service level agreements).
Outra grande vantagem é a possibilidade de efetuar a gestão de recursos fazendo escalas de recurso ou, atribuir o recurso a uma tarefa,
de maneira a conjugar as necessidades do trabalho com a disponibilidade e proximidade, de acordo com a localização do cliente.
Por exemplo, tal como a Uber atribui uma viagem ao condutor de acordo com a sua localização, uma outra empresa poderá atribuir ao seu técnico um trabalho de acordo com a sua localização e capacidades técnicas.
“Para muitos negócios orientados para o fornecimento de serviços, isto representa uma verdadeira revolução e a mudança de uma posição reativa para um modelo construído com base na previsão”, explicou Param Kahlon, diretor-geral para Dynamics CRM.
Na Bizdirect estamos atentos e entusiasmados com o caminho, com o desenvolvimento e a integração nos nossos projetos desta nova componente de Field Service para Dynamics CRM.

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