Hoje em dia, e com o ritmo acelerado de aparecimento de novos dispositivos móveis mais capacitados ao nível de processamento, como tablets ou smartphones, torna-se cada vez mais comum pessoas e empresas utilizarem estes aparelhos não só para lazer, mas também para negócios. Esta evolução torna estes instrumentos cada vez mais produtivos e eficazes. Deste modo, temos acesso a uma maior quantidade de informação, com menor esforço e em menos tempo. 

No contexto da utilização destes dispositivos ao nível das empresas, especialmente no que diz respeito à sua utilização pelas equipas comerciais, encaro os tablets e smartphones como instrumentos que permitem apresentar o portfólio de produtos aos clientes de uma forma, não apenas mais fácil e ilustrativa, mas também mais prática. Assim, deixa de ser necessário fazer-mo-nos acompanhar de resmas de papel e de produtos, uma vez que se consegue aceder rapidamente a informação relevante sobre o cliente e apresentar, sem ser necessária a presença física, o produto, recorrendo a demos ou vídeos ilustrativos.

De acordo com a minha experiência, o Microsoft Dynamics CRM é uma ferramenta que permite às empresas potenciar, de forma simplificada, toda a relação comercial com os clientes, sabendo como interagir e comunicar com cada um, através do conhecimento das suas necessidades específicas. Atualmente, o Dynamics CRM possui uma aplicação para dispositivos móveis Android, IOS e Windows Phone. Todavia, esta aplicação tem algumas limitações, uma vez que existe a necessidade de uma conexão permanente à internet para se conseguir aceder à totalidade dos dados. Além disso, a aplicação é algo fechada no que respeita à capacidade de adaptação.

Para colmatar algumas destas limitações, existem no mercado aplicações alternativas, com as quais tenho trabalhado, como o CWR Mobile. Esta aplicação permite aos utilizadores acederem e interagirem com o Dynamics CRM em qualquer lugar, sem que seja necessária uma conexão à internet. O aplicativo permite guardar todos os dados inseridos e, posteriormente, aquando da possibilidade de conexão à rede, realizar a sincronização com o servidor, no qual está alojado o CRM. Adicionalmente, possui capacidade de extensão, o que permite adaptar a experiência de utilização a cenários específicos de negócio.

No âmbito do Centro de Competências, a Bizdirect tem implementado projetos para os seus parceiros que envolvem alterações ao nível das customizações e extensão do CRM, além da extensão das capacidades de algumas aplicações móveis, como o CWR Mobile.

Alguns exemplos de adaptações e melhorias que têm sido realizadas no contexto desses projetos, e que servem para ilustrar a capacidade de customizar a aplicação:

– Melhorias gráficas e de usabilidade, nomeadamente ao nível do calendário, adicionando símbolos que identificam as atividades agendadas, permitindo, por exemplo, aos utilizadores distinguirem rapidamente se o registo é uma chamada telefónica, uma tarefa ou um compromisso;

– Inclusão de funcionalidades adicionais no CWR tais como extensões do tipo Web Resources (ao contrário do que é possível na aplicação do Dynamics CRM), nas quais são criadas Grid Views associadas a faturas e que têm como objetivo listar toda a informação relativa aos produtos (desde os preços individuais à quantidade adquirida numa compra), permitindo assim ao utilizador, no contexto da consulta de faturas de um cliente, ter mais informação disponível;

– Automatização de processos com o preenchimento automático das datas finais das atividades ( X tempo depois da data inicial definida), bem como a sua atualização tendo em conta a nova data de início.

Com a experiência adquirida ao longo do tempo, temos constatado que, em particular nas aplicações móveis, a usabilidade e capacidade de disponibilizar rapidamente informação para o utilizador, são fatores muito valorizados. Assim, além da aplicação nativa do Dynamics CRM, o CWR Mobile é uma alternativa interessante para utilizadores com elevado grau de exigência em termos de mobilidade.

Gostaria de aceder ao CRM da sua empresa num dispositivo móvel? A Bizdirect ajuda-o!

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