Começando pelo início… Kubernetes surge na sequência do Projecto “Seven of Nine” e é devido a esta origem que o seu logotipo tem também sete lados, mantendo a referência original ao Projecto Borg.
Tendo sido lançado como uma plataforma aberta em Julho de 2015, Kubernetes veio responder à necessidade de gestão dos recursos computacionais da Google Cloud Platform.
O que é Azure Kubernetes Service (AKS)?
O Azure Kubernetes Service (AKS) é a implementação da Microsoft de Kubernetes na plataforma Azure.
Com completa integração com a restante oferta de Cloud Microsoft, permite a agilidade de desenvolvimento através das ferramentas como o Visual Studio, o Visual Studio Code e a experiência de integração contínua e entrega contínua (CI/CD) através do Azure DevOps. Não descurando o factor segurança através da gestão de identidade e de acessos fornecido pelo Azure Active Directory e o controlo aplicado por regras definidas no Azure Policy.
Como integrar Kubernetes na sua Estratégia de Modernização Aplicacional?
Nos últimos anos temos vindo a observar uma progressiva passagem das aplicações monolíticas para conceitos de microserviços. Para esta transformação, muito contribuiu a utilização de plataformas e soluções como Docker Containers. É neste ponto que surge a necessidade de orquestrar e fornecer mecanismos ágeis para garantir a escalabilidade e elasticidade, entrando o Kubernetes em ação.
Seja através de metodologias de “Lift and Shift” de soluções OnPrem para a cloud, estejam estas já em modelo de microserviços ou sendo convertidas durante o processo. Seja através do processo da filosofia e metodologias DevOps, num ciclo continuo de desenvolvimento e integração. Ou mesmo, através de necessidades pontuais, típicas de cenários de Machine Learning integrando com Azure Container Instances (ACI). O Azure Kubernetes Service (AKS) fornece todas estas e mais possibilidades para explorar.
Com a capacidade de integrar clusters de Kubernetes OnPrem ou em modelos multi cloud, a capacidade de gestão fornecida pelo Azure Arc, permite que estes ambientes sejam vistos como uma continuidade uns dos outros, facilitando o processo de desenvolvimento, de gestão e de controlo de custos ou recursos.
Na Bizdirect temos uma equipa de Cloud Services com uma vasta experiência em serviços Cloud, com grande foco nas componentes de Azure, totalmente disponível para o esclarecer com qualquer questão relativamente à temática de Modernização Aplicacional.
Desafie-nos: contact@bizdirect.pt
Pedro Sousa, Azure Tech Lead and Microsoft Azure MVP na Bizdirect