As Plataformas de Marketing Automation são usadas diariamente pelos profissionais de Marketing. Estas ferramentas são amplamente consideradas como uma poderosa ferramenta de relacionamento comercial, por permitirem interagir de uma forma simples e eficaz com clientes e prospects.

O Marketing Digital eleva consideravelmente as capacidades dos marketers de uma forma rápida e intuitiva, ao possibilitar o uso de canais de comunicação digitais. Estes canais proporcionam ótimas vantagens, já que permitem uma rápida e dinâmica Segmentação de Clientes, bem como a identificação e acompanhamento de dois outros indicadores: os Marketing Influencers e os Comportamentos de Compra Online.

  • Segmentação: Trata-se essencialmente de dividir um grupo de clientes ou prospects em grupos de menor dimensão, agrupando-os por características comuns como: país, idade, género, grau académico, nível salarial, etc;
  • Marketing Influencers: Ser capaz de identificar influenciadores de um determinado produto/serviço em grupos de potenciais clientes. É fundamental consegui-lo, de modo a atingir uma maior percentagem do público-alvo e angariar o maior número possível de leads;
  • Comportamentos de Compra Online: Múltiplas organizações interagem todos os dias com milhares de clientes. Ser capaz de identificar comportamentos comuns dentro de determinados sectores de actividade, torna muito mais simples para as empresas oferecer  serviços orientados para o cliente;

O Marketing Digital é ótimo! Mas como conseguimos avaliar a sua eficácia e eficiência?

Bem… Podemos conseguir isso ao aplicar um conjunto de métricas de marketing digital às nossas campanhas, para que seja possível analisar os resultados e daí tirar conclusões, para encontrar caminhos de melhoria contínua no relacionamento com o cliente.

  • Delivery Rate/ Taxa de Entrega: Verificar a entrega das campanhas ao destinatário (e.g: emails entregues);
  • Open Rate/ Taxa de Abertura: Percentagem das mensagens entregues, que são abertas/lidas pelo utilizador;
  • Click Through Rate (CTR) / Taxa de cliques: As campanhas de marketing que incluem mensagens de e-mail contêm naturalmente informação relativa a produtos/serviços, com links para os respetivos serviços. CTR é a percentagem de cliques relativamente ao número de mensagens entregues.
  • Unique Click Rate: Quantas pessoas diferentes clicaram num ou vários links numa campanha? Regista a percentagem de cliques únicos relativamente ao número de mensagens entregues.
  • Unsubscribe: Cancelar a subscrição de uma mailing list é algo comum se os conteúdos da mesma forem vagos ou desinteressantes para o público-alvo. Esta informação pode ser identificada para que seja possível criar/melhorar mensagens personalizadas; Por razões legais não se pode voltar a enviar campanhas para um utilizador que tenha pedido para ser retirado da subscrição da campanha.

O MailChimp é uma solução online de marketing automation através de e-mail, que é usada em mais de 160 países, com um número astronómico de mais de 8 milhões de utilizadores (3 milhões novos utilizadores só em 2014), com mais de 40 milhões de campanhas enviadas em todo o Mundo (número de e-mails enviados em 2014 superior a 100 mil milhões!), que oferece aos utilizadores uma interface intuitiva, robusta e de fácil utilização para a criação e gestão de campanhas de Marketing digital.

O MailChimp é fantástico, principalmente porque permite a criação de uma campanha de email marketing em minutos, desenhar um template de e-mail (i.e Drag & Drop), criar, atualizar ou importar listas de contactos (e.g: de Excel) e imediatamente enviar e-mails com uma taxa de entrega de sucesso rápida e segura.

Adicionalmente, e de forma a conseguir ajudar a perceber os resultados das campanhas, esta ferramenta oferece aos marketers muita informação ao identificar a eficácia das campanhas através das métricas mencionadas acima, entre outras!

No entanto, o sistema é limitado, por exemplo, por apenas permitir o uso de listas de contactos estáticas e por ter falta de opções de customização relativas à análise de resultados obtidos (estatísticas, relatórios, etc). Paralelamente, não possui uma sincronização direta com uma base de dados própria – algo que pode fornecer segurança, robustez e maior integridade à informação.

A Bizdirect foi mais à frente e juntou o melhor dos dois mundos, ao criar uma solução fácil, simples e eficaz entre o Dynamics CRM e o MailChimp. Esta integração proporciona aos utilizadores as funcionalidades presentes no MailChimp, enquanto mantém o Dynamics CRM como plataforma base para toda a informação, que é embutida diretamente com a componente de Marketing presente no Dynamics CRM e que oferece ao marketer informação valiosa para melhorar continuamente o engagement com o cliente.

Não perca tempo e contacte o nosso especialista MailChimp na Bizdirect, no sentido de agendar uma sessão.

Descubra como podemos ajudar a melhorar o Marketing da sua organização. CONTACTE-NOS!

arrow_upward
Gestão de Cookies
Abaixo apresentamos os grupos de cookies recolhidas, que deverá selecionar de acordo com as suas preferências. A qualquer momento poderá alterar ou retirar as suas permissões de cookies.

Usados para armazenar cada configuração de sessão, nomeadamente, as suas preferências de idioma.

Usados para medir o desempenho da velocidade do site e para recolher informações relacionadas com quais páginas do site têm mais ou menos visualizações de forma a ajudar a melhorar o conteúdo para todos os utilizadores do site em geral.

Usados para recolher informações sobre qual campanha dirigiu o utilizador ao site e qual conteúdo é de maior interesse para cada utilizador. 

Saiba mais sobre a Bizdirect e a forma como tratamos os seus dados, consultando a nossa Política de Privacidade.