Será que gerir equipas é hoje mais fácil ou continuamos todos a gerir com base no achómetro?
A realidade que observo é de que o achómetro ainda é Rei. A natureza humana é assim mesmo e todos resistimos aos factos e partimos de pressupostos que não dominamos, que não são factuais, dando lugar aos tais achómetros que nos conduzem muitas vezes a verdadeiros precipícios porque desconhecemos o todo e trabalhamos apenas uma parte da informação.
As soluções que nos podem tirar deste impasse, são tipicamente os CRM que precisam de ser ágeis e intuitivos para que os gestores as utilizem como instrumento de suporte à sua atividade, confiando na qualidade dos dados multidisciplinares partilhados nestas plataformas. Um exemplo concreto é a forma como se pode conduzir uma reunião de vendas ou uma breve conversa de equipas de diferentes competências com ou sem um dashboard baseado na informação do CRM. A evidência dos factos registados garante que todos falam sobre uma mesma realidade, permitindo ações e decisões no sentido de aumentar a produtividade e resultados de qualquer equipa de vendas ou serviços.
Os clientes ou prospects são o maior asset de uma empresa, pelo que a forma como os conhecemos, não apenas se joga Padel ou Ténis, mas se é uma empresa financeiramente saudável, se está em expansão, se pertence a grupo económico, qual o seu core business, áreas de investimento, se nos paga atempadamente, qual a regularidade de compra, quem são os decisores, ciclo de renovação ou investimento, etc, são fundamentais para permitir a antecipação e a proatividade na oferta de produtos ou serviços.
O grande desafio é dar aos gestores as ferramentas que possam converter os achómetros em informação e desta forma focar as equipas no que podem ser os fatores de aceleração das suas empresas.
Coisas simples resolvem problemas complicados, um CRM deve ser simples, intuitivo e suportar a estratégia da empresa.
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