A Microsoft continua a investir na experiência de utilização das suas aplicações de negócio do Dynamics 365, como o Dynamics 365 Sales e o Dynamics 365 Customer Service, disponibilizando um novo user interface mais moderno, simples e personalizado.

Este novo interface será disponibilizado a todos os clientes e em todas as soluções até outubro de 2020 e irá trazer uma experiência unificada em todos os interfaces – Outlook, Web, Mobile.

1. O que é a Unified Interface no Dynamics 365?

A interface unificada fornece uma experiência consistente ao utilizador acessível em todos os dispositivos, quer seja num desktop, tablet ou telefone. As aplicações são dimensionadas refletindo as componentes na tela. O design adapta-se ao seu ambiente com base no tamanho do ecrã, portanto, quanto mais espaço disponível, mais informações podem ser exibidas.

2. Porque é que a Unified Interface foi introduzida?

A nova UI  foi desenvolvida para garantir experiências consistentes usando o Dynamics 365 em diferentes dispositivos e ecrãs.

Outro driver de mudança é a tendência do Dynamics de se tornar cada vez mais centrado na aplicação. Com módulos de aplicações cada vez mais conectados e diversos sendo implementados para lidar com diferentes fluxos de trabalho, é essencial que as aplicações só precisem de ser projetadas uma vez, rapidamente implementadas e partilhadas entre os clientes, em vez disso, sem a complexidade de desenvolver e manter várias formas para cada dispositivo ou tela.

A resposta da Microsoft tem sido introduzir a Interface Unificada para desenvolver uma experiência perfeita entre desktop, telemóvel e Outlook.

3. Como a nova Unified Interface está estruturada?

Para garantir uma experiência consistente entre os clientes, uma parte fundamental da estrutura de Interface Unificada é a estrutura de componentes Power Apps.

Existe um desenvolvimento que permite ter controlos personalizados, telas e controlos extensíveis que são feitos a pensar na melhor forma de os utilizadores terem acesso a todas as vistas que necessitam e ser mais fácil a forma de inserir dados.

Dentro da Interface Unificada todos os controlos, como caixa de texto, calendário ou switches e telas, serão construídos utilizando o PCF unificado. Os developers agora podem usar essa estrutura para projetar, construir e implementar funcionalidades personalizadas em aplicações do dynamics 365 e nas  aplicações orientadas a driven-models através da Interface Unificada.

4. O que mais há de novo?

Outros aspectos da Interface Unificada incluem ecrãs interativos incorporados em todos os dispositivos, incluindo dispositivos móveis. Como resultado, podemos aceder aos dashboards de Power BI a partir do Dynamics 365, usando um dispositivo móvel.

Filtros visuais ajudam os utilizadores a interpretar ecrãs e visualizações de listas antes de analisarem em com concreto os dados.

Quando os registos são abertos a partir de uma exibição de lista, um novo controlo permite que os utilizadores abram um painel adicional e interajam com os outros registos da lista.

Um novo controlo de timeline substitui o painel de atividades/notas que apresenta novos filtros e visualizações que ajudam os utilizadores a navegar em notas de registo, posts, e-mails e tarefas.

A Microsoft não está a investir em novos recursos para a interface web, logo todas as actualizações e os lançamentos que serão feitos no futuro de recursos, só estarão disponíveis para a Interface Unificada.

5. Qual é o plano da Microsoft para a Unified Interface?

O objetivo da Microsoft é tornar a Interface Unificada a única interface do cliente em todas as aplicações do Dynamics 365. Isso foi introduzido no v9.0 (2017) e agora é a interface padrão para a Aplicação Dinâmica para o Outlook, aplicação móvel do Dynamics e para todos os novos módulos de aplicações do Dynamics 365.

A descontinuação do cliente web do Dynamics 365 Online foi anunciada em setembro de 2019 e a Microsoft anunciou que não irá estar disponível a partir do dia 1 de outubro de 2020. No entanto, muitos dos ambientes serão automaticamente migrados antes desta data. Os clientes estão a ser desafiados a planear a sua transição para a nova experiência.

6. Quando é que irá terminar o Web legacy da Dynamics 365?

A Microsoft confirmou a descontinuidade  da interface web legacy em setembro de 2019, no entanto irá continuar a fornecer suporte e outras atualizações ao cliente web até 1 de outubro de 2020, no entanto não irá ser lançada nenhuma funcionalidade adicional além do que já foi anunciado.

A partir de 1 de outubro de 2020, o cliente web legacy da Dynamics 365 não se encontra disponível.

7. Como me devo preparar para a Unified Interface?

Para os utilizadores existentes do Dynamics 365 atualmente a trabalhar com a interface web regular, a nova experiência é uma mudança significativa e a migração para esta interface deve ser cuidadosamente planeada.

Em primeiro lugar, deve consdirerar os diferentes casos de utilização na sua organização. Cada fluxo de trabalho pode ter a sua própria aplicação do Dynamics 365 específico para cada utilizador, nesse caso, deve considerar quais os aspectos da Interface Unificada, incluindo as informações personalizadas.

A Microsoft tem recomendado aos utilizadores fazerem um teste inicial dentro de um ambiente de desenvolvimento utilizando uma persona do utilizador onde a Interface Unificada é habilitada antes de criar uma aplicação de teste. Depois de mapear as principais atividades de negócios necessárias para gerir cenários específicos, é aconselhado ser feita uma verificação rápida que destacará quaisquer problemas ou lacunas que poderão surgir na nova UI.

8. Como é que a Bizdirect pode apoiar nessa transição para a Unified Interface?

A Bizdirect, com a sua extensa experiência em todas as vertentes do Dynamics 365, apoia os clientes na transição para a Interface Unificada, num modelo com 2 passos. O primeiro passo consiste na realização de um assessment ao estado atual do CRM do cliente, os desenvolvimentos que foram feitos e o grau de compatibilidade com a nova UI, havendo como output um relatório e uma estimativa de esforço.

O 2º passo será então a implementação dos problemas encontrados, testes ao sistema e formação aos utilizadores na nova UI.

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