A Bizdirect, numa parceria com a Cortex Intelligence, desenvolveu um projeto de I&D que originou uma solução de monitorização e análise de sentimento em redes sociais.
A solução monitoriza e recolhe informação (posts públicos) de páginas de Twitter e Facebook, armazenando e depois processando todos os dados através de algoritmos de análise de sentimento. O resultado é uma medida da polaridade dos conteúdos analisados. Para além da análise global de sentimento, todas as frases são classificadas como positivas, neutras ou negativas, o que permite aos profissionais de Social Media e gestores de marca a obtenção de listas de frases negativas que poderão exigir intervenção humana imediata, sem a necessidade de ler e interpretar milhares de posts. Os Departamentos de Marketing, Comunicação e Serviço ao Cliente têm a capacidade de atuar em temas importantes logo que ocorram nas redes sociais.
O Microsoft Dynamics CRM é o repositório central de toda a informação, contendo também dados demográficos e disponibilizando dashboards de análise de sentimento por segmento alvo. É muito fácil identificar por exemplo que mulheres jovens possuem um sentimento diferente sobre uma determinada marca do que homens mais velhos. A utilização de uma plataforma de Customer Relationship Management com este grau de flexibilidade permite reunir dados de clientes, relativos a histórico de interações ou vendas e ao seu comportamento nas redes sociais. Esta informação é muito útil para as empresas quando pretendem fazer segmentação.
Este projeto culminou num artigo científico, publicado em Transactions on Machine Learning and Artificial Intelligence, da Society for Science and Education, onde descreve os resultados da investigação.
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