A aquisição e retenção de talento são um enorme desafio tanto nas empresas de TIC como nas outras. Os departamentos de Recursos Humanos esforçam-se para descobrir e atrair os candidatos mais qualificados para cada uma das vagas disponíveis.

Na maioria das organizações o processo é gerido com imensas ineficiências. Os CV são normalmente carregados através de sites web e depois depositados em pastas na rede interna. Alguns são enviados por e-mail, quer pelos próprios candidatos, quer por colegas dentro da organização. Muitas vezes, os principais tópicos, a experiência e as competências são posteriormente compilados em ficheiros Excel que são partilhados no departamento de recursos humanos. Se for encontrada uma correspondência perfeita entre perfil requerido e candidato, os candidatos selecionados são convidados para uma entrevista e o processo prossegue. Contudo, o que acontece aos CV que não têm correspondência imediata com as vagas disponíveis? Normalmente voltam a ser armazenados nas pastas na rede interna, onde foram colocados inicialmente. Se, mais tarde, uma unidade de negócio pedir um candidato com uma determinada competência conseguirão os Recursos Humanos lembrar-se como encontrar esse CV específico na rede interna? Provavelmente não…

A Bizdirect, uma empresa de TIC, tem sofrido na pele este problema. A dinâmica do mercado, as alterações nas tecnologias, o lançamento de novas linhas de negócio e a escassez geral de recursos são desafios constantes no nosso setor de atividade.

Em consequência a nossa equipa desenvolveu a ideia de usar a nossa plataforma de eleição (Dynamics CRM, what else?) como repositório de gestão e arquivo de CV. O Dynamics CRM tem agora toda a informação dos candidatos de uma forma estruturada, de modo a que os departamentos de Recursos Humanos possam pesquisar todos os campos relevantes através da pesquisa avançada. Também usam vistas específicas como “Dynamics CRM – baixo nivel de experiência” ou “Arquitetos de SharePoint”. A avaliação inicial, a gestão das interações, a marcação de entrevistas são tarefas realizadas pelos Recursos Humanos aproveitando as funcionalidades nativas do Dynamics CRM.

Para facilitar as interações com o candidato, decidimos criar um Portal Web que permite aos candidatos preencher a sua informação e candidatar-se a vagas específicas, numa lógica de self-service. Também podem carregar automaticamente o seu CV em formato Europass. Os Recursos Humanos deixaram de analisar cada parte do CV e decompor o seu conteúdo em linhas de Excel. Outra vantagem incrível para os departamentos de Recursos Humanos é poderem receber um e-mail automático sempre que entrar um CV de um candidato com um perfil ou competência específica (programador BizTalk experiente, por exemplo).

Decidimos chamar a esta solução TRM (Talent Relationship Management) e gostaríamos de a partilhar consigo. Por favor contacte-nos de forma a podermos agendar uma demo e mostrar-lhe como pode ter colegas do departamento de RH muito mais felizes na sua empresa!

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