Comecemos por fazer um pequeno exercício mental. Vamos imaginar que o nosso carro já se encontra desgastado, com alguns anos de vida. Este nosso veículo de 4 rodas, que tanta alegria nos deu, já sente os anos a pesar nas costas. O ar condicionado é um pequeno luxo que não se sente capaz de possuir. Rádio com controlo no volante? Fiquemos só pelo rádio, muito mal sincronizado. Com isto nem vale a pena falarmos da inexistência de GPS.

Paramos nos semáforos, do nosso lado está um carro novinho em folha, com todos os extras que sonhamos. Porque não podemos ser nós a conduzi-lo? Não seremos capazes? Este meu argumento seria facilmente refutável se afirmássemos que conduzimos um clássico, no entanto queremos estar sempre na vanguarda da tecnologia. Facilmente podemos aplicar esta analogia à nossa empresa, aprofundando os argumentos que nos levaria a fazer um upgrade aos nossos sistemas informáticos.

Se mantivermos o nosso universo informático sempre atualizado conseguimos maximizar o tempo que despendemos com o processo de compreender o seu funcionamento, aumentando assim a sua eficiência e a capacidade do suporte. Desta forma é possível fazer um rápido diagnóstico tendo como intenção reduzir os custos de IT. Com um software sempre atualizado conseguimos também aproveitar as vantagens de novos releases, ganhando competitividade por o incremento de inovação. Conseguimos também ter acesso a uma maior compatibilidade com outras tecnologias – o que nos proporciona uma inovação impar – capaz de nos colocar à frente da nossa concorrência.

O software que não tem evolução e que não acompanha o mercado atual rapidamente fica ultrapassado, levando a que a atualização para uma versão mais recente implique maiores custos. É importante manter o seu sistema atualizado, capaz de acompanhar os novos lançamentos do mercado.

A Microsoft, no seu roadmap evolutivo do Dynamics CRM, atualiza regularmente o software oferecendo novas funcionalidades capazes de aumentar a produtividade e performance da sua equipa.

Com a chegada da versão 2015, foram introduzidas diversas funcionalidades, das quais destaco:

  • Mobile Experienceo futuro é mobile e a nova app móvel do CRM é realmente interessante;
  • Social Panel: ferramentas de colaboração como o Lync, o Skype ou o Yammer:
  • Alterações de UI e UX: tornou-se mais fácil e intuitivo trabalhar com o CRM;
  • Business Processes: CRM 2015 permite ao gestor aplicacional a criação de regras de ramificação e combinação de diversas condições dentro de uma regra.

Esta grande atualização tornou o Microsoft Dynamics CRM uma ferramenta de colaboração ainda mais poderosa, capaz de se tornar mobile e social. Em Dezembro, acompanhei com grande entusiasmo o lançamento no mercado da versão 2016 pela Microsoft.

Entre as novidades é obrigatório destacar as seguintes:

  • Dynamics CRM para Outlook Web Client – este novo plug in permite interligar o Dynamics CRM ao cliente Web do Outlook, algo que os clientes e parceiros pediam à Microsoft há muito tempo;
  • OneDrive para negócio – podemos sincronizar os ficheiros entre o CRM e o OneDrive com o auxílio da tecnologia SharePoint;
  • Integração com a Cortana – ligação da Cortana (assistente virtual da microsoft) com o CRM;
  • Leitura de dados – ligação com Power BI para produzir dashboards ainda mais diferenciadores e capazes de uma leitura realista dos dados do CRM;
  • Modo Offline – agora é possível usar a app móvel do CRM em modo offline sem perder nenhum dos seus dados. Criação e atualização de registos e posterior sincronização de dados;
  • Social CRM – criar leads ou oportunidades através de social posts, enriquecendo a interação com os clientes;
  • Web Resources e Iframes – os webresources e iframes dos formulários estão agora presentes também em versões mobile do CRM.

Estas novas funcionalidades tornam o Dynamics CRM numa ferramenta muito poderosa na gestão do seu negócio. A plataforma pode ser usada fora do escritório, através de um dispositivo móvel, uma vez que funciona em modo offline. A integração com a Cortana eleva o Dynamics CRM a outro patamar. Adicionalmente, é possível, em alguns países piloto, a utilização do SMS como um canal adicional das campanhas de Marketing. Espera-se que este canal seja disponibilizado em breve em Portugal.

A Bizdirect, parceiro GOLD Microsoft, é especialista na implementação de Dynamics CRM com provas dadas na migração entre várias versões em clientes de referência, tanto no mercado nacional como internacional. A nossa equipa ajudá-o a migrar o seu Dynamics CRM para a versão 2016 sem perder nenhum dos seus dados, aproveitando todas as potencialidades que a plataforma lhe oferece. Não perca os benefícios que a nova versão  tem para lhe oferecer e mantenha a sua solução atualizada.

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