O Microsoft Ignite é o principal evento da gigante de Redmond para profissionais de TI, trazendo ao público as novidades mais importantes para este segmento. A Microsoft divulgou muitas novidades na sua conferência anual Microsoft Ignite, em Orlando, estado da Flórida. Este ano, surgiram novidades em torno de atualizações sobre o software e os serviços da Microsoft, incluindo Cortana, Edge, Office, Teams, entre outros. O evento aconteceu entre 4 a 8 de novembro e, na Bizdirect, analisámos as principais novidades do Microsoft Ignite 2019.

 

      • 1. Microsoft Edge

microsoft edge novo logo

Embora se saiba há muito tempo que a Microsoft estava a criar um novo browser Edge para o Windows 10, macOS e Linux através da tecnologia Chromium, era ainda desconhecida a data de lançamento.

Segundo a Microsoft, o plano é lançar o Microsoft Edge a 15 de janeiro de 2020.

O Edge traz bastantes novidades destacando-se os novos níveis de segurança, pesquisa in-private (verdadeiramente privado desta vez) e o Microsoft Search, que aparece nativamente na barra de tarefas. Este oferece a possibilidade de juntar pesquisas de Web com pesquisas na rede da empresa, como por exemplo encontrar colegas de trabalho, escritórios, plantas baixas de um prédio e até obter definições para acrónimos da empresa.

Ah! E sim, vem também com um novo visual e um novo logo com um “e” escondido pelo meio.

Já pode experimentar a versão beta aqui.

 

 

    • 2. Cortana quer ajudá-lo a ler emails do Outlook

cortana outlook

Source: Microsoft Cortana

 

Durante o Ignite conseguimos ouvir a Cortana viva, mas ao contrário da Siri ou Alexa, aqui a voz é masculina.

A Cortana agora pode ler os seus emails em voz alta, o que se torna bastante útil quando estiver a conduzir por exemplo. Controla também todo o seu calendário automaticamente, fazendo um resumo diário no início de cada dia, dando uma visão geral de como vai ser o seu dia e a semana de trabalho. Os seus contatos também podem enviar e-mails e mencionar a Cortana diretamente para marcar reuniões consigo.

A Cortana também avisa de emails importantes que precisam de resposta e sugere tempo de foco noutras tarefas de trabalho que não sejam apenas responder a emails (tipo o MyAnalytics do Outlook).

Por fim, a Microsoft diz que está continuamente a trabalhar para alcançar uma conversação fluída e natural como foi mostrado no início de 2019. Esse recurso deve ser lançado nos próximos meses, com a Microsoft também a trabalhar para trazer a Cortana para o Microsoft Teams.

 

    • 3. Nova app do Office Mobile para iOS e Android

       

A Microsoft anunciou uma nova app do Office para smartphones e tablets para iOS e Android que combina Word, Excel e PowerPoint. Pode continuar a fazer download e a usar as 3 apps individualmente se pretender. Mas a nova app Office possui algumas vantagens exclusivas e é usada como um hub excelente para as pessoas que vivem no mundo Office 365.

Pode abrir e editar documentos do Excel, Word e PowerPoint diretamente na nova app do Office sem precisar instalar as apps em separado.

A funcionalidade mais interessante é o scan, que permite tirar uma foto de um documento físico para transformá-lo num file Word editável ou até PDF, de forma muito simples e rápida. Isso inclui transformar tabelas impressas em documentos do Excel ou um texto qualquer de uma revista ou jornal que tenha lido.

 

  • 4. O filme inteiro do “Super-Homem” num pedaço de vidro

microsoft ignite 2019 project silica

Source: Microsoft Ignite 2019 Live Keynote

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, anunciou no Ignite de forma muito prática o Project Silica, tirando do bolso de trás um pequeno pedaço de vidro onde estava o filme inteiro do primeiro original “Super-Homem”.

A Warner Bros. abordou a Microsoft à procura de uma maneira de preservar sua gigantesca coleção de filmes e séries. Pretendiam algo num formato que fosse pequeno, barato e que poderia potencialmente durar séculos, resistindo a desastres naturais e também causados pelo homem. O resultado é um pedaço de vidro, que cabe na palma da mão, codificado com dados através de um laser.

“Um laser codifica os dados no vidro criando camadas de grades tridimensionais em nanoescala e deformações em várias profundidades e ângulos”, disse a Microsoft num blogpost. “Os algoritmos de Machine Learning leem os dados descodificando imagens e padrões criados à medida que a luz polarizada brilha através do vidro.”

O resultado é um meio de armazenamento de conteúdo que pode sobreviver com os dados intactos por centenas de anos. Por outro lado, a Microsoft também vê isso como uma maneira de reduzir os custos de armazenamento na Cloud Azure a longo prazo.

 

    • 5. Visual Studio Online, o sonho dos developers

microsoft ignite 2019 visual studio online

Source: Microsoft Ignite 2019 Live Keynote


E se o browser fosse o ambiente de desenvolvimento do projeto? Este é objetivo desta novidade da Microsoft, codificar a qualquer momento, em qualquer lugar e em qualquer máquina, mantendo a mesmas configurações, como por exemplo plugins, windows, temas ou extensões.

Agora o Visual Studio Online é exatamente isso, um editor de código na Cloud onde pode trabalhar e guardar o código de qualquer projeto on-going, podendo trabalhar online e offline no conforto do seu browser preferido.

Se quiser já pode experimentar aqui.

 

  • 6. Microsoft Whiteboard está agora na web e no Teams

microsoft ignite 2019 microsoft whiteboard

Source: Microsoft Ignite 2019 Live Keynote

Se é o maior fã de sempre do Whiteboard da Microsoft então esta novidade é para si, pois pode agora usá-lo em qualquer lugar. A Microsoft anunciou que o Whiteboard está agora disponível na Web, bem como através do Microsoft Teams.

A versão web do Whiteboard ainda não tem todas as funcionalidades da versão antiga, mas é uma opção excelente para trabalhar e fazer mudanças remotamente.

A integração com Teams é ainda mais interessante pois permite que os quadros brancos sejam partilhados com outras pessoas ou equipas dentro do Teams, onde qualquer pessoa pode trabalhar em colaboração e ao mesmo tempo. Depois da reunião terminar, o quadro branco permanece disponível para quem quiser rever.

Entre outras novas funcionalidades com o Teams, destaca-se também uma maior integração com o To Do e o Planner.

 

    • 7. A família Power Platform cresceu!

Image result for microsoft power virtual agents

Source: Microsoft Ignite 2019 Live Keynote


O Power Platform está a aumentar e o Flow finalmente mudou de nome. Agora já tem a palavra Power na sua composição como todos os outros, mas ficou a chamar-se Power Automate e ganhou também um novo irmão, o Power Virtual Agents.

O Power Virtual Agents é nada mais nada menos que uma plataforma no-code/low-code para criar chatbots. A ferramenta aproveita a Inteligência Artificial do Azure e, com isto, a Microsoft pretende tornar a criação de bots o mais simples e fácil possível.

Os use cases para esta ferramenta são infinitos. A nova maneira de criar bots pode beneficiar bastante empresas mais pequenas ou com recursos limitados. Pode também ajudar empresas que queiram apostar numa comunicação omnicanal.

A plataforma Power Virtual Agents da Microsoft leva os utilizadores a participar em todo o percurso da construção do bot, desde o diálogo até a adição do bot em sistemas como websites, Microsoft Teams, Facebook, Slack entre muitos outros.

De acordo com a Microsoft, este novo serviço tem integração com Power Automate e Microsoft Flow e os utilizadores podem até criar novas ações com base nos dados recolhidos pelo bot. O Virtual Agents faz análises avançadas para que os seus utilizadores possam otimizar melhor o seu negócio e crescer.

 

    • 8. Project Cortex

microsoft ignite 2019 project cortex

Source: Microsoft Ignite 2019 Live Keynote


O Project Cortex (anteriormente conhecido como Knowledge Network) é uma rede de dados/informação da empresa. Utiliza Machine Learning para analisar e organizar todos os dados, documentos ou contratos que estão espalhados por vários repositórios da empresa – incluindo parceiros e terceiros. Depois apresenta-os em aplicações da Microsoft como Outlook, Teams e as apps do Office, assim que necessário.

Toda a informação é unificada e indexada numa base de dados central, permitindo que os todos os colaboradores acedam facilmente, partilhem e colaborem entre si.

Por exemplo, se estiver a escrever um e-mail sobre um determinado tema ou projeto e o Project Cortex identificar que tem na sua base de dados mais informação sobre esse mesmo projeto, ele irá automaticamente criar um link a partir das keywords utilizadas. Ao fazer isto ele está a oferecer uma informação mais vasta, complementando o trabalho. É possível também saber quem está ligado a esse projeto, quais são os prazos de entrega e outras informações relevantes.

O Project Cortex está atualmente em preview fechado e só deve estar disponível antes de julho do próximo ano.

 

Outras novidades:

 

Azure Arc:

A Microsoft foi um dos primeiros grandes fornecedores de Cloud a apostar em Hybrid deployment. Com o Azure Arc, a empresa está dando um passo adiante nesse objetivo.

Oferecendo às empresas uma plataforma única para gerir todos os seus recursos Cloud Azure, incluindo também as de concorrentes como AWS e Google Cloud, assim como os seus próprios datacenters.

Praticamente todas as grandes empresas  hoje em dia utilizam vários fornecedores de Cloud, tornando-se difícil controlar todos esses ambientes. Portanto, desta forma, a Microsoft criou uma ferramenta o fazer e, ao mesmo tempo, colocando os clientes no ecossistema Azure.

 

Endpoint Manager:

Nos dias de hoje cada funcionário utiliza vários dispositivos tornando mais provável coisas como ataques informáticos ou falhas de segurança, ao mesmo tempo torna-se também um enorme desafio para os departamentos de IT dessas organizações.

A Microsoft decidiu então combinar os serviços ConfigMgr e Intune permitindo que as empresas façam mais facilmente toda a gestão dos PCs, laptops, telefones e tablets dos seus funcionários através da ferramenta Endpoint Manager. Com isso, é lançado também uma série de ferramentas e recomendações para ajudar as organizações a modernizar as suas estratégias de deployment.

 

Azure Synapse:

Outro grande anúncio do Azure foi o lançamento do Azure Synapse Analytics, uma nova maneira de reunir dados de data warehouses e data lakes para fornecer uma experiência de dados analíticos e business intelligence todos no mesmo sítio.

Esse novo serviço permite que as organizações centralizem melhor as suas fontes de dados e ao mesmo se crie uma solução única para partilhar esses mesmos dados e análises para oferecer uma melhor tomada de decisões.

 

_____

 

Estas são as principais novidades do Microsoft Ignite, que oferecem toda uma outra experiência! Desde segurança, métodos de conversação com o email, à atualização do Whiteboard e acrescento de funcionalidades da Power Plataform, a Microsoft responde a vários anseios dos profissionais de TI que, a partir de 2020, poderão contar com estas e outras novas soluções. Estamos ansiosos em experimentar!

Para mais informações clique aqui

 

João Fernandes, Bizdirect

arrow_upward
Gestão de Cookies
Abaixo apresentamos os grupos de cookies recolhidas, que deverá selecionar de acordo com as suas preferências. A qualquer momento poderá alterar ou retirar as suas permissões de cookies.

Usados para armazenar cada configuração de sessão, nomeadamente, as suas preferências de idioma.

Usados para medir o desempenho da velocidade do site e para recolher informações relacionadas com quais páginas do site têm mais ou menos visualizações de forma a ajudar a melhorar o conteúdo para todos os utilizadores do site em geral.

Usados para recolher informações sobre qual campanha dirigiu o utilizador ao site e qual conteúdo é de maior interesse para cada utilizador. 

Saiba mais sobre a Bizdirect e a forma como tratamos os seus dados, consultando a nossa Política de Privacidade.