Vivemos uma realidade em que a tecnologia é o motor de desenvolvimento dos negócios e em que se torna complicado acompanhar o ritmo de inovação. Torna-se essencial desenhar novos modelos de negócio que convirjam entre o físico e o digital, que incluam pessoas, processos e tecnologia e, muito importante, que sejam orientados à experiência do cliente.

A transformação digital dos negócios acaba por ter impacto em diferentes departamentos dentro das organizações, inclusive no marketing e nas vendas que têm necessidade de explorar o digital e a tecnologia para garantirem a concretização dos desafios. Estas apostam em gerir todos os ciclos em torno dos clientes, campanhas de marketing, promoção, captação e fidelização, promovendo uma CX (customer experience) baseada na personalização e inovação. Podemos afirmar, que existe um antes e um depois das empresas adotarem uma ferramenta de CRM. Por isso, identificámos 3 razões para utilizar esta ferramenta no seu dia-a-dia:

#1 Utilize as redes sociais integradas com o CRM
Atualmente as empresas procuram aproveitar todas as potencialidades das redes sociais e como tal, estas tornaram-se um canal de comunicação com os seus clientes. O CRM é transversal a todas as áreas de negócio, enquanto conjunto de tecnologias e processos utilizados na gestão de relações com os clientes. O CRM Social acaba por ser uma adaptação do tradicional CRM com a realidade atual onde as empresas e as pessoas convivem diariamente. O social é utilizado pelas empresas com o objetivo de divulgar a sua oferta e ter um contacto constante com os seus clientes, e ao mesmo tempo, como uma forma de recolher informações sobre os seus comportamentos e opiniões, construindo uma relação mais próxima e personalizada. Como tal, as equipas de vendas passaram a ter uma abordagem comercial mais assertiva, devido a informações precisas e focadas nas preferências e necessidades dos seus clientes. Um dos exemplos de sucesso é a integração do Dynamics 365 com o LinkedIn Sales Navigator, que veio contribuir para o sucesso das equipas de vendas, aumentado a sua produtividade e assertividade no processo de vendas.

#2 Aumente a sua Produtividade
Os processos de negócios ineficazes e ineficientes são inimigos dos negócios modernos. Tornou-se essencial otimizar e modernizar processos para aumentar a produtividade da sua empresa. O uso diário de uma ferramenta como o CRM aumenta a produtividade pelo facto da informação se encontrar centralizada num único lugar e acessível a toda a organização, pela automatização de tarefas, de up-selling e cross-selling mais eficientes, redução do tempo no ciclo de vendas, foco da equipa de vendas e maior mobilidade de informações. As equipas comerciais no seu quotidiano necessitam de informação exata e atualizada sobre os clientes, concorrentes e dos seus próprios serviços ou produtos e com o CRM estas as informações podem ser acedidas em qualquer lugar e a qualquer momento, podendo, também, consultar o histórico, gerir pedidos, verificar preços, contactos e outras informações importantes. Deste modo, as equipas comerciais conseguem estar mais focadas no seu trabalho, dedicar o seu tempo a oportunidades e a fechar negócios, e não a trabalho administrativo ou relatórios.

#3 Preveja o futuro do seu negócio
Utilize a informação da sua empresa para compreender quais são as principais tendências e obtenha vantagens de negócio. Faça a previsão das vendas e conheça quais as épocas em que há um aumento das vendas ou diminuição destas e planeie as estratégias mais adequadas. Os dados e análises continuam a ser requisitos das empresas para uma agilidade e uma visão analítica mais profunda. Com a utilização da ferramenta certa consegue ter relatórios avançados em tempo real, com dashboards interativos e flexíveis, bem como todas as informações fulcrais para o seu negócio.
Um estudo feito pela Accenture refere que Portugal, a nível de tecnológico, é um país que ainda é pouco desenvolvido. E a economia digital é avaliada tendo em conta o PIB gerado por todos os setores. Estima-se que Portugal represente menos 20%, enquanto os países mais desenvolvidos estejam pelos 28%.
A previsão para o crescimento do nosso país é de 3,2M€ no PIB, se adotar um conjunto de medidas associadas a uma maior maturidade digital. Para conseguir acompanhar esta evolução e preparar-se para esta transformação digital, as empresas necessitam de ser mais pró-ativas na inovação.

Carolina Vieira, Marketing Specialist

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